Ver Simões Lopes Neto hoje

.

Ver Simões Lopes Neto hoje
texto curatorial

Esta exposição, “VER Simões Lopes Neto HOJE”, que abrange o acervo pictórico e gráfico do Instituto João Simões Lopes Neto, é resultado do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, do Laboratório de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e do Instituto João Simões Lopes Neto, em comemoração dos 155 anos de nascimento do Capitão da Guarda Nacional.

São apresentadas as obras laureadas nas diversas edições do Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais, desde a primeira edição, realizada em 2008, em que artistas de todo o estado inscreveram trabalhos, compondo um vigoroso painel da arte contemporânea gaúcha, focada nas lendas e nos contos do grande escritor.

Seguiram-se mais três edições, todas, como a primeira, com grande número de inscritos, com representações locais, estaduais e nacionais, da melhor qualidade, cujos trabalhos consistiam em inspiradas obras de arte contemporânea, voltadas para o universo literário simoniano.

É este acervo, composto por obras premiadas ou doadas ao Instituto, que está sendo disponibilizado nesta exposição.

São também expostas peças que ilustraram as diversas edições dos livros de Simões Lopes Neto.

Assim, os organizadores da exposição pretendem levar ao público a evidência de que a literatura simoniana estimula artistas, das mais variadas correntes e quadrantes, a interpretá-la com qualificada pluralidade alcançando, como se pode verificar, magníficos resultados.

Pelotas, 9 de março de 2020

Antonio Carlos Mazza Leite