Questionário Triagem

Questionário para Triagem COVID-19 da UFPel

 

Para que serve o Questionário para Triagem COVID-19 ?

O Questionário para Triagem COVID-19 serve para que a comunidade universitária da UFPel, compreendida por servidores e estudantes, possa diariamente antes de dirigir-se às dependências da Universidade para atividades presenciais certificar-se que não apresenta sinais ou sintomas suspeitos de COVID-19 nem tampouco esteve em contato com casos confirmados ou suspeitos nas últimas 48 horas. Assim, pretende-se reduzir o risco de transmissão do Conoravírus nas atividades da UFPel. O telefone do serviço de vigilância para COVID-19 da Universidade é encaminhado para todos os usuários que marcarem pelo menos uma alternativa positiva para sinais/sintomas ou contato de sintomático. Este serviço é o responsável por fazer uma análise mais detalhada da situação do usuário e a necessidade de encaminhamento para testagem, isolamento ou serviço de saúde.

Todas as informações solicitadas no questionário estão de acordo com o Guia de Vigilância epidemiológica Emergência de saúde pública de importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19, do Ministério da Saúde.

Referência:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.  

 

Onde eu acesso o Questionário para Triagem COVID-19 ?

O Questionário para Triagem COVID-19 está disponível no APP do Cobalto para as plataformas Android e IOS.

Disponível na Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ufpel.progic

Disponível na App Store: https://apps.apple.com/br/app/cobalto-app/id1472083651

O Questionário para Triagem COVID-19 está disponível no primeiro item do menu como apresentado abaixo.

 

O que faço com o resultado do Questionário para Triagem COVID-19 ?

O Questionário para Triagem COVID-19 busca de forma preventiva evitar que indivíduos com quaisquer sintomas sugestivos de COVID-19 ou que tenham tido contato com pessoas nesta situação acessem presencialmente as dependências da Universidade Federal de Pelotas para trabalho ou atividades presenciais. Caso o usuário responda “sim” a qualquer uma das perguntas formuladas, o app direciona o mesmo imediatamente a fazer contato com o serviço de Vigilância Epidemiológica Da COVID-19 da UFPel, que poderá analisar em detalhes a situação do usuário e realizar os encaminhamentos necessários. Caso o usuário responda “não” para todas as respostas, uma mensagem verde aparece sinalizando que o usuário está apto a ingressar nas dependências da Universidade. Importante ressaltar que o caráter desta ferramenta é exclusivamente educativo/preventivo, ou seja, ninguém será impedido de circular na Instituição com base nas respostas ao questionário. O objetivo é direcionar casos suspeitos para que possam ter o atendimento em serviço especializado que dará o encaminhamento apropriado.    

 

Quer saber mais sobre a COVID-19 ?

Acesso do site do Ministério da Saúde em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus