Início do conteúdo
    Notícias
  • ASSINATURA DO CONTRATO DE RESIDÊNCIA TURMAS 2024/2026

    A assinatura do contrato de residência ocorrerá de forma presencial, na secretaria da COREMU, no período de 26/02 a 29/02, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Rua Marcílio Dias, 939.

    No ato da assinatura do contrato de residência, o candidato deverá apresentar todos os originais dos documentos encaminhados na pré-matrícula.

     

  • ENARE 2023/2024

    A prova para ingresso nos Programas de Residência na Área da Saúde foi aplicada no último sábado, dia 18 de novembro.

    As informações sobre número de candidatos presentes e de abstenção seguem abaixo:

    Residência na área da Saúde – Uni e Multiprofissional
    Total de inscritos: 31.748
    Presentes: 25.882
    Ausentes: 5.866 – 18.48%

  • ENARE – ADIAMENTO DA PROVA

    Atenção para o Edital de adiamento da prova de Residência Multiprofissional e em Área Profissional a Saúde.

    Clique aqui para acessá-lo.

  • XIII Encontro Nacional de Residências em Saúde

    No período de 6 a 9 de novembro de 2023, será realizado o 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde – “Movimento Nacional de Residências em Saúde: estratégias de resistência na defesa da formação profissional do SUS”, na cidade de Fortaleza/CE, em formato híbrido.

    As inscrições podem ser realizadas na plataforma Even3, AQUI.

    Os Encontros Nacionais de Residências em Saúde têm sido reconhecidos como espaços de aproximação, diálogo, troca de experiências, discussões e construções democráticas entre os atores dos segmentos que compõem o Movimento Nacional de Residências (residentes, preceptores, tutores, coordenadores e apoiadores), bem como entre trabalhadores da área de saúde, gestores, usuários e instituições, visando a qualificação dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, modalidades multiprofissional e uniprofissional.

    A proposta do evento deste ano consiste em promover uma reflexão abrangente acerca das práticas de formação em saúde nos domínios político, científico e pedagógico, enquanto também estimula um debate sobre a concretização de uma Política Nacional de Residências em Saúde.

    Para atingir esse objetivo, a programação incluirá uma sessão de abertura que reunirá representantes dos Fóruns de Residentes, Tutores e Preceptores, Coordenadores e Apoiadores, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da
    Saúde (SGTES/MS) e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Serão abordados variados temas de relevância relacionados às Residências como
    estratégia fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também proporcionará um espaço de diálogo entre Residentes, Coordenadores, Tutores,
    Preceptores, Apoiadores, representantes de categorias profissionais, sociedades científicas, gestores, conselheiros e outros interessados, com o intuito de discutir os desafios que
    atualmente enfrentamos no contexto do Sistema Único de Saúde.

    E para além disso, o Encontro receberá também propostas de apresentação de trabalho nas seguintes temáticas: Ensino, Atenção, Controle Social e Gestão.

  • Processo Seletivo 2023/2024

    O Processo Seletivo para preenchimento das vagas dos Programas de Residência em Saúde, com ingresso no primeiro semestre de 2024, teve seu Edital publicado.

    O certame estará sob a responsabilidade da banca responsável pelo Exame Nacional de Residência (ENARE), o qual organizará todas as etapas do processo.

    O edital e demais documentos do Exame já estão disponíveis para acesso, no site do ENARE.

  • Acolhida aos Profissionais Residentes ingressantes 2023/1

    No último dia três, ocorreu a acolhida dos vinte novos Residentes, que atuarão nos Programas vinculados à Medicina Veterinária pelos próximos dois anos.

    Durante o evento, foi apresentado o funcionamento dos Programas de Residência pelo coordenador de área profissional, Dr. Eduardo Santiago Ventura de Aguiar, e esclarecidas as dúvidas relacionadas ao funcionamento da secretaria da COREMU, pelo coordenador da Comissão, Dr. Leandro Quintana Nizoli.

    Os profissionais já haviam sido recepcionados pelas coordenações das suas áreas no dia 1º de março, quando foram apresentados aos seus cenários de atuação.