Na próxima semana, entre os dias 28/01 até 29/01, iniciará o primeiro período para escolha, pelos candidatos, aos Programas com vagas disponíveis nas Instituições que aderiram ao ENARE. O certame ainda terá outros dois períodos para que os candidatos façam a opção pelas vagas, conforme cronograma disponível no site oficial.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui 31 (trinta e uma) vagas distribuídas entre os Programas de Residência em Saúde, tanto multiprofissionais, quanto em área profissional da saúde. As vagas disponíveis são para as áreas profissionais de: enfermagem, farmácia, odontologia, terapia ocupacional e veterinária.
O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial passou por reestruturação e, após ação conjunta entre a COREMU e Faculdade de Odontologia da UFPel, decidiu-se pela inclusão das vagas no Exame Nacional de Residência (ENARE).
Portanto, as 2 (duas) vagas já autorizadas pelo MEC, estarão disponíveis para escolha dos candidatos, nos períodos de oportunidade, conforme cronograma do certame.
O Programa em questão, possui formação lato sensu, com duração de 3 (três) anos e é direcionado a profissionais da odontologia, que pretendem se especializar na área de cirurgia bucal e ortognática, bem como, no tratamento de traumas.
A COREMU pede atenção para os horários de atendimento desta Comissão, no período de 23 de dezembro até 25 de janeiro de 2025, os quais obedecerão o seguinte:
Do dia 23/12/2024 até 25/01/2025, atendimento em turno único, das 8h às 12h (Portaria nº 136, de 06 de novembro de 2024);
Dias 24/12 e 31/12 de 2024, sem atendimento (Portaria nº 139, de 19 de novembro de 2024);
Dias 30/12 a 03/01/2025, estaremos em recesso, portanto, sem atendimento (Portaria nº 128, de 1º de outubro de 2024);
A partir de 06/01/2025 até 25/01/2025, atendimento em turno único, das 8h às 12h (Portaria nº 136, de 06 de novembro de 2024).
Nos dia 09, 10 e 11 de dezembro aconteceu o 1º Encontro de Residências em Saúde da UFPel, evento idealizado com o objetivo de oportunizar vivências multiprofissionais aos Residentes dos Programas vinculados à Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU).
O evento ocorreu durante os dois turnos de cada dia e contou com a apresentação de trabalhos dos profissionais R2 e com a qualificação de projetos dos profissionais R1.
Todos os Programas de Residência Multiprofissionais e Uniprofissionais da Universidade participaram, totalizando 45 trabalhos apresentados, com 75% de participação dos profissionais residentes em cada um dos turnos. Além disso, o evento contou com a participação dos docentes, preceptores, alunos de outros cursos da pós e da graduação desta Universidade.
Os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais residentes, matriculados nos Programas de Residência da UFPel, fazem parte das vivências experienciadas em seus cenários de atuação e de sua prática voltada à comunidade e ao SUS.
A COREMU agradece a participação de todos. Até o próximo!
Mural do Evento:
No primeiro dia ocorreram as apresentações dos Programas de Patologia Animal, Clínica Médica de Equinos, Clínica Médica de Ruminantes e Medicina de Animais Silvestres.
No segundo dia ocorreram as apresentações dos Programas de Anestesiologia, Patologia Clínica veterinária, Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, Clínica Médica em Animais de Companhia e Medicina Veterinária Preventiva.
No terceiro dia, pela manhã, ocorreram as apresentações dos Programas de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Saúde Animal Integrada à Saúde Pública, Medicina Veterinária Preventiva, Clínica Médica em Animais de Companhia e Saúde Coletiva.
No terceiro dia, pela tarde, ocorreram as apresentações dos Programas Multiprofissionais em Atenção em Oncologia e em Atenção à Saúde da Criança.
Informamos que o SEI/UFPel estará inoperante a partir das 20 horas do dia 31/10/2024 (quinta-feira) até o dia 03/11/2024 (domingo) para que a equipe técnica da SGTIC possa iniciar os trabalhos de atualização da versão do sistema.
Portanto, solicitamos que os pedidos relativos a documentos ou tramitações de processos que sejam urgentes e que necessitem desse sistema, sejam feitas até às 12h do dia 31.