Início do conteúdo

Metodologia da Constituinte entra em fase de definição

A Universidade começa a entrar num período decisivo para a definição da metodologia que será usada no processo de Constituinte Universitária. Nesta quarta-feira (17), a comissão formada na última reunião do Conselho Universitário (Consun) apresentou as quatro propostas base que serão apreciadas pelos conselheiros no próximo encontro do órgão, na terça-feira, dia 23.

A comunidade ganhou mais um tempo para tomar ciência, debater e apresentar novas propostas de método, após o último encontro do Consun, quando conselheiros relataram ainda haver dúvidas e desconhecimentos sobre o processo. Assim, até o dia 12 a comissão recebeu novas propostas e nesta quarta apresentou o trabalho sistematizado.

As propostas apresentadas são fruto de contribuição das unidades e do trabalho dos conselheiros nas suas comunidades e segmentos. Agora, a comunidade e os conselheiros têm o dia 23 para analisar as propostas e debatê-las, a fim de que o Consun possa chegar a uma definição nesta data. A comissão que recebeu e sistematizou as propostas é formada pelos professores Ricardo Fiegenbaum, Sidney Vieira, Sérgio Cassal, Lorena Gill e por três representantes do Consun, Marcelo Lima (discente), Otávio Peres (docente) e Liliane Griep (técnica-administrativa).

Confira aqui as propostas. No último arquivo, o trabalho sistematizado:

Processo

Há mais de um ano a Constituinte é tema de debates na UFPel, quando a primeira proposta apresentada pela Gestão foi divulgada. Desde lá, a comunidade vem tomando conhecimento do tema, através de ciclos de debates, palestras com especialistas, fóruns de discussão, encontros nas unidades, campanhas de divulgação e através das próprias discussões travadas no Consun, que passaram a ser transmitidas pela Internet. O reitor Mauro Del Pino, recentemente, realizou um roteiro de visitas às unidades, entrando em salas de aula e conversando com alunos e professores sobre o assunto, para auxiliar na mobilização e esclarecimentos sobre a Constituinte.

Publicado em 17/09/2014, na categoria Sem categoria.