Início do conteúdo

20 anos depois, o encontro de gestões

DSC01225O último evento do Ciclo de Palestras do XXII CIC e do XV Enpos e do Ciclo Formativo para a Constituinte da UFPel reuniu, no fim da tarde da sexta-feira (22), duas gestões da Universidade, 20 anos depois. Os pró-reitores da gestão Construção, 1989-1992, Aldyr Garcia Schlee, de Extensão e Cultura, Maria Isabel Cunha, de Graduação, e Sérgio Roberto Martins, de Pesquisa e Pós-Graduação, falaram sobre o trabalho realizado e ligaram passado, presente e futuro da Universidade, em pronunciamentos marcados pela emoção.

Ao longo da semana, o Ciclo abordou temas como as transformações na Universidade, na Cidade e no Campo, de Gênero e nas Comunicações, procurando oferecer para a comunidade universitária um panorama da sociedade nos dias de hoje, o que servirá de base nos debates que virão da Constituinte.

DSC01165A primeira a falar na sexta-feira, no evento realizado no auditório da Reitoria, foi Maria Isabel Cunha. Declarando-se emocionada, lembrou experiências e disse que o momento era muito importante, pelo encontro das duas gestões, Construção e Reconstrução. Mabel, como é conhecida, recordou que Amílcar Gigante foi o primeiro reitor eleito a ser nomeado na UFPel, numa época em que o país começava a viver um processo de redemocratização e de Constituinte.

Citou projetos da gestão Construção como o Repensando a UFPel e o Projeto Político Pedagógico, primeiro do tipo a ser feito na Universidade, e o desafio que foi, na época, tentar implantar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A mudança no Vestibular, que deixou de ser de múltipla escolha para adotar questões dissertativas, que causou muitas reações, também foi lembrada pela ex-pró-reitora.

Memórias
DSC01189Sérgio Martins foi buscar em seu acervo pessoal de recortes de jornais materiais que registraram a gestão, através de publicações da imprensa local. O discurso de posse de Gigante, no dia 11 de janeiro de 1989, foi uma destas reportagens mostradas. “Foi um período denso, de muito aprendizado”, observou.

Ele recordou as grandes questões que marcaram a gestão de Gigante, que constituíram um ideário formado por temas como democracia, ciência, utopia, ética, política e a relação ensino/aprendizagem. Lembrou o projeto UFPel Chama, que através de debates abertos à comunidade lançava questões para a sociedade sobre os assuntos mais importantes do momento, como economia, política, saúde, ambiente, educação, universidade, ciência e cidade.

Foi na gestão Construção que surgiram as bolsas de Iniciação Científica (IC) na UFPel e foi também neste período em que foi realizado o primeiro Congresso de Iniciação Científica (CIC), ressaltou Martins. Outra marca daquela época, sublinhou o ex-pró-reitor, foi a implantação do primeiro curso de Doutorado na Universidade, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem).

Legado
DSC01235“A construção que tentamos passa agora para vocês”, sentenciou o ex-pró-reitor de Extensão e Cultura. Schlee afirmou que quando aquele grupo assumiu a Instituição, em 1989, não havia uma Universidade, como deve ser compreendido este conceito, mas o que chegou a classificar de “farsa”. “Tivemos de enfrentar isto e a dificuldade entre o pensar, o propor e o fazer”, afirmou, completando que, mais que um grupo de trabalho, o conjunto da gestão era formado por amigos que compartilhavam uma identidade comum de visão do mundo.

Schlee frisou o compromisso da gestão com o ensino público e com a formação de estudantes críticos. “As ideias que não concretizamos por falta de tempo hoje estão nas mãos de vocês”, finalizou.

Sequência
DSC01257Em sua saudação aos ex-pró-reitores, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, lembrou que foi aluno de Mabel e de Schlee e sublinhou o que aquela gestão significou para a Universidade, em termos de rompimento com as práticas do passado. “Daremos sequência à construção de uma Universidade verdadeiramente pública”, disse o reitor.

SOBRE OS PALESTRANTES

Sérgio Martins
Na atualidade atua na Universidade Federal da  Fronteira Sul (UFFS) como Professor Visitante Nacional Senior (PVNS/CAPES). Doutor em Agronomia pela Universidade Politécnica de Madrid e mestre em Agronomia pela UFPel. Professor aposentado da Faculdade de Agronomia da UFPel, onde ingressou em 1974 e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1989 a 1992. Atuou como Professor Visitante da UFSC, junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (do qual atualmente é Professor Colaborador); na UFSC participou através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/UFSC como Diretor de Pesquisa. Tem experiência na área de fitotecnia (cultivos em ambientes protegidos), com ênfase em agrometeorologia, desenvolvimento rural sustentável e indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas.

Maria Isabel Cunha
Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Educação pela Unicamp e mestre em Educação pela PUCRS. Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFPel onde foi Pró-Reitora de Graduação no período de1989 a 1992. Integrou o Comitê da Área de Educação e Psicologia da FAPERGS entre 1990 e 1995. Fez parte da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES entre 1999 e 2005. Constituiu a Comissão Ministerial que propôs o SINAES e fez parte da CONAES. Integrou o CA Educação do CNPq entre 2008 e 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.

Aldyr Garcia Schlee
Professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas, onde foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura no período de 1989 a 1992. Ex-professor da UCPel, UFRGS e PUCRS. Doutor em Ciências Humanas pela e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Escritor premiado nacionalmente, com larga experiência de pesquisa e produção literárias na área de Letras, com ênfase em literatura gaúcha (sul-rio-grandense e platina), sendo autor de livros de ficção, bem como de ensaios críticos, com participação em antologias e colaboração em revistas especializadas.

Publicado em 25/11/2013, na categoria Sem categoria.