IV Seminário Internacional de Ensino da Arte abre inscrições

O IV Seminário Internacional de Ensino da Arte pretende promover a reflexão, o debate e as ações propositivas voltadas a uma maior conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente; relações entre arte e natureza; estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.

A organização do evento propõe a compreensão sobre uma crise ética, social, ambiental, talvez mesmo uma crise de humanidade, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de buscar formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa pelas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.

O objetivo do evento constitui o debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem nossa vida no planeta e da dignidade das relações humanas. Aposta na capacidade da arte como agente de transformação social e política, pretendemos compartilhar as experiências, por meio de mesas de conversa.

A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros de educação latino-americanos, de um modo geral. A importância do evento se justifica para atender esse quesito, bem como entende-se que é uma oportunidade para promover intercâmbios, nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a valorização da arte/educação como área de conhecimento.

O evento é promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas em parceria com outras seis instituições do Brasil e da Colômbia: IF-Sul (Pelotas, Brasil), IF Sudeste MG (Juiz de Fora, Brasil), Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), E.T.E. Profa Sylvia Mello (Pelotas, Brasil), Colegio La Victoria (Bogotá, Colômbia)Colegio Eucarístico de la Milagrosa (Medeĺlín, Colômbia).

O evento ocorre entre 27 e 30 de outubro de 2020, de forma totalmente virtual. Acesse o site oficial do IV SIEA e conheça a extensa programação para os quatro dias de evento e realizar sua inscrição.

MOSTRA VIRTUAL INTERNACIONAL

A mostra virtual internacional do IV SIEA tem como tema norteador o enunciado: “CARTOGRAFIAS: Olhares distintos acerca de uma cidade singular” e compreende produções nas linguagens de vídeo e fotografia. A mostra ocorre a partir de 27 de outubro na plataforma Instagram, no perfil @ivsieaufpel, e tem curadoria de Daniel Higa, Gabriela Cunha e Karina Nascimento.

O prazo de submissão de trabalhos é de 05 a 19 de outubro por meio de formulário online. Acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO no site do evento para mais informações.

Publicado em Notícias com as tags , , , , , , .