2024
Estudo “COMO VAI?” na SIIEPE 2024
18/11/2024
O “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso” marcará presença na 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ocorrerá de 25 a 29 de novembro de 2024, no campus Anglo. Nosso estudo, que desde 2014 investiga a saúde e o bem-estar de pessoas com 60 anos ou mais, terá destaque nesse que é o mais significativo encontro acadêmico da universidade. Os trabalhos apresentados refletem a relevância científica do “COMO VAI?” e seu impacto na promoção da saúde da população idosa, celebrando uma década de contribuições significativas para a pesquisa.
A SIIEPE é o maior evento acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e promove o encontro de diferentes áreas do conhecimento, integrando cinco congressos principais: Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC), Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e Congresso de Iniciação Científica (CIC). Este ano, com o tema “Universidade e Sociedade em Transformação”, a iniciativa destaca o papel da universidade no avanço da ciência e na promoção de um diálogo mais próximo com a sociedade. No site oficial da SIIEPE você pode acessar a programação completa e planejar sua participação no evento: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/.
Os trabalhos apresentados pelo “COMO VAI?” refletem a dedicação de toda a equipe na busca por conhecimento e soluções para os desafios do envelhecimento populacional, bem como o nosso compromisso com a ciência e com a promoção da saúde da população idosa. Visite o nosso Instagram @comovaiufpel para conhecer os trabalhos que estarão em destaque no evento e muito mais. Programe-se para acompanhar as apresentações e celebrar conosco mais uma etapa na trajetória do “COMO VAI?”.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
“COMO VAI?” UFPEL: publicação no perfil do Instagram do estudo – 18/11/2024.
____________________________________________________________________________
Alcançamos a Marca de 300 Entrevistas Realizadas!
01/11/2024
Ontem foi um dia de comemoração para o estudo “COMO VAI?”. Atingimos a marca de 300 entrevistas realizadas, e queremos expressar nossa gratidão a todos os envolvidos neste esforço.
Agradecemos aos professores e supervisores que têm nos apoiado, e, em especial, às nossas dedicadas entrevistadoras, que têm trabalhado incansavelmente com tanto empenho. Um agradecimento especial também vai para os idosos que nos recebem com tanta receptividade e compartilham suas experiências conosco. Cada entrevista é uma contribuição valiosa para a nossa pesquisa!
Seguimos firmes na nossa missão de investigar e compreender melhor as necessidades da população idosa.
“COMO VAI?” UFPEL: publicação no perfil do Instagram do estudo – 01/11/2024.
____________________________________________________________________________
Episódio do Programa Viração sobre o Estudo “COMO VAI?” foi ao Ar na RádioCom e Está Disponível no Spotify
28/10/2024
Nesta segunda-feira, 28 de outubro, o programa Viração foi ao ar na RádioCom 104.5 FM às 13h, trazendo uma importante discussão sobre os desafios e avanços na saúde da população idosa no Rio Grande do Sul. O episódio destacou o estudo “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso”, conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenado pela professora Renata Moraes Bielemann, da Faculdade de Nutrição da instituição.
O programa Viração é uma produção da Assessoria de Imprensa da ADUFPel, com o objetivo de divulgar pesquisas e iniciativas relevantes desenvolvidas pela UFPel. Os episódios vão ao ar todas as segundas-feiras, às 13h, na RádioCom 104.5 FM, e também estão disponíveis em formato de podcast no Spotify, ampliando o acesso a todos os interessados.
No episódio de hoje, a professora e coordenadora Renata Bielemann discutiu temas como o aumento da expectativa de vida no Rio Grande do Sul, o impacto da pandemia de COVID-19 sobre a população idosa em Pelotas e os desafios do etarismo. Ela também abordou a necessidade de políticas públicas eficazes que assegurem um processo de envelhecimento digno e saudável, baseando-se nos resultados e nas experiências do projeto “COMO VAI?”, que acompanha idosos desde 2014 e oferece dados para a formulação de estratégias de saúde pública.
Renata Bielemann compartilhou dados importantes e experiências adquiridas ao longo dos anos de pesquisa, ressaltando a importância de iniciativas como o “COMO VAI?” para promover um envelhecimento saudável e ativo. No episódio foi destacado ainda como o “COMO VAI?” tem contribuído para o entendimento das comorbidades, do estado nutricional, da função muscular e das condições de saúde mental e bucal dos idosos, fornecendo uma base sólida para intervenções personalizadas e eficazes.
Aproveite essa oportunidade para se aprofundar nos desafios e avanços na saúde da população idosa, conferindo o episódio completo em formato de podcast na plataforma Spotify, disponível no seguinte link: https://open.spotify.com/episode/465ZHta18Ydy7RQwnggkYh. Para mais informações sobre o estudo e para acompanhar todas as novidades, visite também o nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/comovaiufpel/.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
ADUFPel: divulgação do episódio do programa Viração feita no Instagram – 28/10/2024.
____________________________________________________________________________
Com Base no Estudo “COMO VAI?”, Proposta da UFPel para Plataforma Genômica no SUS é Aprovada em 1º Lugar
23/10/2024
A equipe do estudo “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso” celebra uma conquista significativa: a proposta intitulada “Análise Genômica do Envelhecimento: Estudo Longitudinal e Plataforma de Integração para o Sistema Único de Saúde (SUS)” foi aprovada em primeiro lugar na Chamada Genômica e Saúde de Precisão do CNPq e Ministério da Saúde. Esse projeto, liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), obteve a maior destinação de recursos do edital, com um financiamento de R$ 13.644.760,00.
O projeto visa desenvolver uma plataforma integrada de dados genômicos para o SUS, utilizando a base de dados do “COMO VAI?”, nosso estudo longitudinal iniciado em 2014 que acompanha a saúde de idosos em Pelotas, RS. Essa iniciativa inovadora permitirá que o SUS ofereça cuidados mais personalizados e baseados em evidências para a população idosa brasileira, contribuindo para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado de condições associadas ao processo de envelhecimento.
Com a inclusão de 878 idosos com mais de 70 anos e 850 com idades entre 60 e 70 anos, o estudo irá coletar dados abrangentes sobre comorbidades e doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento, tais como hospitalizações, estado nutricional, função muscular, e condições de saúde mental e bucal. O projeto não só investigará doenças específicas e fragilidade, como também integrará esses dados em uma plataforma digital que poderá ser acessada via smartphone ou web.
A plataforma será desenvolvida como um Mínimo Produto Viável (MVP) com algoritmos de inteligência artificial, permitindo a integração contínua de novos estudos e possibilitando intervenções personalizadas com base em dados genômicos. Com isso, a UFPel e os parceiros envolvidos no projeto esperam que a plataforma contribua para um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente, respondendo ao crescente desafio de atender adequadamente à população idosa do Brasil, que está em expansão e apresenta alta prevalência de doenças crônicas.
A proposta aprovada envolve uma colaboração multidisciplinar entre os Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia, Odontologia, Nutrição e Alimentos, Biotecnologia e Computação da UFPel, com o apoio de pesquisadores internacionais e de outras instituições brasileiras, incluindo a Universidad Mayor (Chile), Universitat Politècnica de València (Espanha), Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Juiz de Fora.
Confira a postagem completa sobre a aprovação da proposta em primeiro lugar na Chamada Genômica e Saúde de Precisão, feita pelo coordenador Flávio Demarco em seu perfil pessoal no Instagram. Nela, Demarco destaca a relevância desse avanço para o estudo “COMO VAI?”, enfatiza o papel fundamental da equipe da UFPel e a contribuição significativa para a saúde pública no Brasil, além de expressar sua gratidão aos colaboradores e instituições parceiras envolvidas nessa conquista.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: publicação de Flávio Demarco em seu perfil no Instagram – 23/10/2024.
____________________________________________________________________________
Alcançamos a Marca de 200 Idosos Entrevistados nesta Quinta Fase
01/10/2024
Alcançamos a marca de 200 idosos entrevistados nesta quinta fase do nosso estudo “COMO VAI?” – Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso. Esse marco representa um passo importante na pesquisa, que desde 2014 acompanha a saúde e o envelhecimento da população idosa de Pelotas.
Nosso profundo agradecimento vai para todos os participantes, que nos receberam com tanta receptividade, permitindo que o estudo continue avançando com sucesso. Além disso, um especial parabéns à equipe e às entrevistadoras pelo compromisso e dedicação incansável.
Com esse esforço conjunto, estamos promovendo um futuro com mais saúde, longevidade e qualidade de vida. Continuaremos as entrevistas nas próximas semanas, reforçando nosso compromisso com a pesquisa e com a melhoria da saúde dos idosos.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
“COMO VAI?” UFPEL: publicação no perfil do Instagram do estudo – 01/10/2024.
____________________________________________________________________________
Coordenador do Estudo “COMO VAI?” Está Entre os Pesquisadores Mais Influentes do Mundo
23/09/2024
A Universidade Federal de Pelotas – UFPel, e de forma especial a nossa equipe, celebra a inclusão de Flávio Demarco, coordenador do estudo “COMO VAI?” e professor atuante nas áreas de Odontologia e Epidemiologia, na edição 2024 do ranking elaborado pela Stanford University, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo.
O ranking é dividido em duas categorias: pesquisadores mais influentes ao longo da carreira e aqueles que se destacaram no último ano, com base nas citações feitas por seus pares em trabalhos acadêmicos. A lista é formada a partir de uma ampla base de dados do Scival, da Elsevier. Flávio Demarco é um dos 21 pesquisadores da UFPel a figurar nesta lista, que inclui outros renomados docentes.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
FLÁVIO DEMARCO: publicação pessoal no perfil do Instagram – 22/09/2024.
____________________________________________________________________________
UFPel Destaca Avanços na Quinta Fase do Estudo “COMO VAI?” Sobre Saúde do Idoso
17/09/2024
A Universidade Federal de Pelotas – UFPel destacou, em uma recente publicação da Coordenação de Comunicação Social, a quinta fase do estudo “COMO VAI?” – Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso, que começou em agosto de 2024. Ligado aos programas de pós-graduação em Nutrição, Odontologia e Epidemiologia, o estudo visa acompanhar e entender os hábitos de vida da população idosa de Pelotas, contribuindo para o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e os fatores de risco associados à saúde dessa faixa etária.
A publicação enfatiza a importância do projeto, que já percorreu várias etapas desde o seu início em 2014. A coordenadora da pesquisa, Renata Bielemann, destacou a transição nutricional observada no estudo, com um aumento preocupante da obesidade entre os idosos e a diminuição dos casos de desnutrição. Além disso, nesta fase, o estudo introduz novidades, como a coleta de saliva para estudos genéticos e o uso de acelerômetros para monitoramento da atividade física dos participantes.
Outro ponto abordado na divulgação foi o foco em novos temas de saúde e bem-estar, como a qualidade do sono e os impactos das enchentes em Pelotas. A importância da atividade física, especialmente a de força, foi ressaltada como uma medida para manter a cognição, o equilíbrio e prevenir quedas.
Essa publicação pode ser conferida na íntegra na página da Coordenação de Comunicação Social da UFPel.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
UFPEL: Página da Coordenação de Comunicação Social.
____________________________________________________________________________
Entrevista na RádioCom Pelotas Enfatiza o Estudo COMO VAI?
06/09/2024
O estudo COMO VAI? esteve em foco na RÁDIOcom Pelotas no dia 03 de setembro de 2024, com a participação da professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Renata Bielemann, uma das coordenadoras do estudo. A entrevista, conduzida pelos jornalistas Caldenei Gomes e Leonardo Cardoso, foi transmitida ao vivo no programa Edição da Manhã, que é veiculado na 104.5 FM, além dos canais do YouTube, Facebook e Instagram da rádio.
Durante a entrevista, Renata Bielemann apresentou o “COMO VAI – Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso”, cujo objetivo é monitorar os hábitos de vida da população idosa de Pelotas. A conversa abordou questões importantes como a amostragem do estudo, o impacto da COVID-19, nutrição, saúde mental e outros aspectos relacionados à saúde da população idosa, que é uma das que mais cresce no país.
Agradecemos à RádioCom Pelotas pelo espaço dedicado para esclarecer a comunidade sobre a importância do nosso estudo e seu impacto potencial. A entrevista completa está disponível no canal da RádioCom Pelotas no YouTube e pode ser conferida na Edição da Manhã – 03/09/2024.
Assista à entrevista na íntegra no canal da RádioCom Pelotas no YouTube: EDIÇÃO DA MANHÃ – 03/09/2024.
Continue acompanhando o COMO VAI? para mais atualizações e informações sobre a saúde da população idosa.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
RÁDIOcom PELOTAS: Edição da Manhã – 03/09/2024.
____________________________________________________________________________
COMO VAI? é Destaque em A HORA DO SUL!
27/08/2024
Temos o prazer de anunciar que o estudo COMO VAI? UFPEL foi destaque na edição de hoje do jornal A HORA DO SUL! A reportagem, assinada por João Pedro Goulart, traz detalhes sobre a quinta fase do nosso projeto, que recentemente começou com a entrevista de 700 idosos em Pelotas.
O artigo destaca o avanço significativo da pesquisa, que se iniciou em 2014 com o objetivo de monitorar os hábitos de vida da população idosa e entender melhor os fatores de risco e os desfechos de saúde relacionados ao processo de envelhecimento. Com a nova fase, estamos aprofundando nossa análise sobre o impacto de eventos como as cheias no município e utilizando métodos inovadores de coleta de dados, como saliva e acelerometria.
As fotos publicadas são de Jô Folha e podem ser vistas na Edição Nº 45 do jornal. Você pode conferir a matéria completa acessando a íntegra no site do jornal. Agradecemos o apoio e a atenção da mídia na divulgação do nosso trabalho, que visa trazer informações relevantes para a melhoria da saúde da população idosa.
Leia a matéria na íntegra em A HORA DO SUL.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
______________________
A HORA DO SUL: reportagem sobre a quinta fase do estudo COMO VAI? UFPEL.
____________________________________________________________________________
Entrevistadoras em Ação! – Início das Visitas e Coleta de Dados
20/08/2024
As entrevistadoras do estudo COMO VAI? UFPEL iniciaram suas atividades de campo! Elas estão agora ativamente realizando visitas domiciliares aos participantes do estudo, aplicando questionários, conduzindo testes físicos e coletando amostras para análises genéticas.
Com as visitas já em andamento, estamos entusiasmados com o avanço desta etapa e ansiosos pelos resultados que contribuirão para o conhecimento e a melhoria da saúde da população idosa. Confira as fotos das atividades em nosso site! Continue acompanhando as atualizações e novidades do estudo também em @comovaiufpel.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
Arquivo COMO VAI? – UFPEL: entrevistadoras em ação – avançando no estudo com entusiasmo e profissionalismo.
____________________________________________________________________________
Start no Campo! – Equipe COMO VAI? finaliza treinamento e inicia atividades
16/08/2024
Após semanas intensas de preparação, a equipe de entrevistadoras do estudo COMO VAI? UFPEL finalizou hoje seu treinamento para a 5ª onda do estudo, que em breve entrará em campo. Além do aperfeiçoamento das técnicas de coleta de dados, foi realizada a entrega dos materiais necessários para o trabalho em campo, incluindo coletes, crachás, mochilas e equipamentos essenciais para as atividades.
A partir de agora, nossas entrevistadoras estão prontas para iniciar as visitas domiciliares aos idosos participantes, aplicando questionários, realizando testes físicos e coletando amostras com swab bucal para análises genéticas. O início da coleta de dados marca uma nova fase do COMO VAI?, com a expectativa de gerar resultados valiosos para o entendimento dos fatores que impactam a saúde da população idosa.
A equipe multidisciplinar envolvida nesse processo desempenhou um papel fundamental ao longo do treinamento, garantindo que todas as entrevistadoras estejam bem preparadas para atuar em campo. A partir de agora, o COMO VAI? UFPEL segue firme na missão de coletar dados de qualidade e contribuir para o conhecimento científico.
Fique atento às próximas novidades e acompanhe o início das atividades em campo. Siga-nos nas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos: @comovaiufpel
Equipe COMO VAI? – UFPEL
Arquivo COMO VAI? – UFPEL: finalização do treinamento e entrega de materiais.
____________________________________________________________________________
Treinamento da equipe da 5ª onda do COMO VAI?
05/08/2024
A equipe de entrevistadoras do estudo COMO VAI? UFPEL, que em breve estará em campo para realizar a quinta fase do estudo em 2024, passou por um cuidadoso processo de treinamento nas últimas semanas de julho para garantir a eficácia das atividades em campo, e agora está pronta para iniciar as ações.
Durante este período, foram revisados e praticados os questionários que serão aplicados nos idosos participantes, além de serem realizados treinamentos específicos como, por exemplo, para a coleta de material com swab bucal, com o objetivo de possibilitar análises genéticas em larga escala, sendo uma das novidades desta quinta fase do estudo. Houve também a padronização na aferição das medidas antropométricas, essencial para garantir a consistência dos dados que serão coletados.
Para que a coleta de dados ocorra com sucesso, uma equipe multidisciplinar composta por coordenadores, colaboradores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, graduandos e entrevistadoras trabalha com dedicação e comprometimento em cada etapa do processo. Agradecemos imensamente o empenho de todos os envolvidos e o apoio à realização deste importante estudo.
Equipe COMO VAI? – UFPEL
Arquivo COMO VAI? – UFPEL: Semana de treinamento.
____________________________________________________________________________
A coleta de dados da 5ª onda do COMO VAI? está chegando!
22/07/2024
Em 2024, o estudo COMO VAI? UFPEL avançará para uma nova etapa com entrevistas domiciliares focadas nos idosos participantes Em breve, nossas entrevistadoras estarão em campo, realizando visitas para aplicar questionários, conduzir testes físicos e aferir medidas antropométricas dos entrevistados.
Essas atividades são fundamentais para monitorar os hábitos de vida da população idosa, compreender os fatores de risco e os desfechos de saúde, e esclarecer questões importantes relacionadas ao processo de envelhecimento.
Informamos para a realização das entrevistas todas as colaboradoras estarão devidamente identificadas, usando uniforme composto por colete e mochila do COMO VAI? UFPEL e crachás de identificação.
Este portal seguirá sendo utilizado para informar sobre as etapas do estudo, as ações realizadas, os resultados e publicações, assegurando o acesso facilitado às informações para todos os interessados no tema.
Fique atento às novidades, siga-nos nas redes sociais e lembre-se de curtir e compartilhar nosso conteúdo: @comovaiufpel
Equipe COMO VAI? – UFPEL
Arquivo COMO VAI? – UFPEL: Parte da equipe reunida no início da quinta etapa do estudo.
____________________________________________________________________________
2021
UFPEL – Estudo “COMO VAI?” inicia entrevistas com idosos de Pelotas | Link
2019
UFPEL – Estudo “COMO VAI ?” monitora a saúde de idosos em Pelotas desde 2014 | Link
DIÁRIO DA MANHÃ – Estudo da UFPEL monitora a saúde de idosos em Pelotas desde 2014 | Link