Shadow

SOBRE

O estudo “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso” é um projeto que iniciou em 2014 realizado com idosos não institucionalizados, maiores de 60 anos residentes da zona urbana na cidade de Pelotas/RS, através de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Inicialmente, os idosos foram recrutados em 2014 no inquérito transversal de base populacional “COMO VAI?” – Consórcio de Mestrado Orientado para Valorização da Atenção ao Idoso. Entre janeiro e agosto daquele ano deu-se a primeira fase do estudo, na qual foram aplicados questionário, testes físicos e aferição de medidas antropométricas. Em 2016-7, foi realizada nova fase de entrevistas telefônicas/domiciliares. A terceira fase do estudo aconteceu de setembro de 2019 a março de 2020, inteiramente domiciliar, na qual foram realizadas as entrevistas, tomada de medidas antropométricas e exames físicos, assim como em 2014. A quarta fase do estudo ocorreu entre outubro de 2021 e abril de 2022, via inquérito telefônico, com o objetivo de investigar questões relacionadas à saúde, doença, incapacidade, mortalidade e especialmente à pandemia de Covid-19, a exemplo da situação dos idosos durante o período, incluindo itens que tratavam do distanciamento social, atendimentos médicos e odontológicos, uso de máscara, vacinação, entre outros.

Mais recentemente, a quinta fase do estudo ocorreu entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, por meio de entrevistas domiciliares. Nessa etapa, entrevistadoras de campo realizaram visitas às residências dos participantes para aplicar questionários, conduzir testes físicos e coletar medidas antropométricas. Esta fase trouxe inovações importantes, como a coleta de saliva para análises genéticas e o uso de acelerômetros para monitoramento da atividade física. Além disso, o estudo passou a investigar novos temas de saúde e bem-estar, incluindo a qualidade do sono e os impactos das enchentes ocorridas em Pelotas, ampliando a compreensão dos determinantes da saúde no processo de envelhecimento em contextos de vulnerabilidade climática.

Neste projeto monitora-se os hábitos de vida da população entrevistada para identificar fatores relacionados ao processo saúde-doença-incapacidade-mortalidade dos idosos. O monitoramento desses indivíduos permite compreender os fatores de risco e os desfechos de saúde na população idosa, elucidando questões relevantes do processo de envelhecimento.

Este portal servirá para divulgar as etapas do estudo desde o início até os resultados, ações desenvolvidas e publicações. Com a finalidade de facilitar o acesso a todos os interessados no tema.