Shadow

SOBRE

O estudo “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso” é um projeto que iniciou em 2014 realizado com idosos não institucionalizados, maiores de 60 anos residentes da zona urbana na cidade de Pelotas/RS, através de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Inicialmente, os idosos foram recrutados em 2014 no inquérito transversal de base populacional “COMO VAI?” – Consórcio de Mestrado Orientado para Valorização da Atenção ao Idoso. Entre janeiro e agosto daquele ano deu-se a primeira fase do estudo, na qual foram aplicados questionário, testes físicos e aferição de medidas antropométricas. Em 2016-7, foi realizada nova fase de entrevistas telefônicas/domiciliares. A terceira fase do estudo aconteceu de setembro de 2019 a março de 2020, inteiramente domiciliar, na qual foram realizadas as entrevistas, tomada de medidas antropométricas e exames físicos, assim como em 2014.

Neste projeto monitora-se os hábitos de vida da população entrevistada para identificar fatores relacionados ao processo saúde-doença-incapacidade-mortalidade dos idosos. O monitoramento desses indivíduos permite compreender os fatores de risco e os desfechos de saúde na população idosa, elucidando questões relevantes do processo de envelhecimento.

Este portal servirá para divulgar as etapas do estudo desde o início até os resultados, ações desenvolvidas e publicações. Com a finalidade de facilitar o acesso a todos os interessados no tema.