Alunos de Comércio Exterior participam de atividades no MDA-RS

Na última quarta-feira, 13 de dezembro, alunos do curso de Comércio Exterior realizaram uma visita técnica ao Escritório Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA-RS) em Porto Alegre. Trata-se de uma atividade prevista no plano de ensino da disciplina de Ética e Direitos Humanos, ministrada pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto. A comitiva incluiu também o recém-chegado professor Luciano Vaz e alunos dos cursos de Gestão Pública, Turismo e Relações Internacionais da UFPel.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Escritório e participar do simpósio A Questão Fundiária no Brasil, organizado em parceria entre o Curso de Comércio Exterior e o MDARS por meio do projeto de ensino COMEX TALK. O evento contou com a participação do professor Anderson Orestes Cavalcante Lobato (FURG-MDA-RS) e Décio Monteiro (MDA-RS).

Durante as apresentações, os ouvintes puderam conhecer com detalhes as políticas do MDA, incluindo o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar, o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Crédito Fundiário, e programas educacionais como o PRONERA. O simpósio proporcionou um momento de reflexão sobre desenvolvimento sustentável, justiça socioambiental e, especialmente, redução das assimetrias sociais. Os alunos participaram ativamente, levantando perguntas e compartilhando relatos, resultando em uma troca de experiências significativa.

Antes de retornarem a Pelotas, a comitiva teve a oportunidade de visitar o Cais Embarcadero, na orla do Rio Guaíba. Este dia certamente deixou uma marca nos participantes, proporcionando lembranças valiosas para a formação acadêmica.

Embarque no Mercado Público de Pelotas

Simpósio “A Questão Fundiária no Brasil”

Encerramento no Simpósio

Cais Embarcadero