Capitalismo de Plataforma foi tema de palestra do projeto COMEX TALK

No dia 26 de abril, a Sala 04 da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi palco de uma palestra promovida pelo projeto de ensino COMEX TALK. O evento contou com a presença da professora Lauren Alfrey, da Universidade de Portland, que abordou o tema Framing the Hustle: Platform Capitalism and the Marketing of Gig Work.

Em sua apresentação, proferida em inglês, a Dra. Alfrey discutiu detalhadamente o impacto da economia de plataforma, destacando como este modelo de negócios contribui para a precarização das relações laborais. Focando nas estratégias de marketing de empresas como Uber e DoorDash, a palestrante elucidou como essas campanhas promovem a gig economy, vendendo a ideia de flexibilidade e autonomia enquanto, na prática, muitas vezes perpetuam a instabilidade e a falta de direitos para os trabalhadores.

O evento atraiu uma audiência composta por estudantes e professores dos cursos de Graduação em Comércio Exterior e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel. Após a exposição inicial, seguiu-se um debate profícuo, no qual os participantes puderam interagir com a palestrante, aprofundando a discussão sobre os desafios e as consequências do capitalismo de plataforma.

A participação ativa do público, com perguntas e comentários, evidenciou o interesse e a relevância do tema abordado. A palestra da Dra. Alfrey proporcionou uma valiosa oportunidade para os presentes refletirem sobre as transformações no mundo do trabalho e as implicações sociais e jurídicas decorrentes da crescente adoção de modelos de negócios baseados em plataformas digitais.

Prof. Alice Gates (Prof. Visitante UFPel/Universidade de Portland) e Profa. Lauren Alfrey (Universidade de Portland)
 Palestra Framing the Hustle: Platform Capitalism and the Marketing of Gig Work

Alunos e Professores dos Cursos de Comércio Exterior e do Mestrado em Direito