Projeto COMEX TALK promove palestra sobre capitalismo de plataforma

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em colaboração com o COMEXLab – Laboratório de Estudos e Práticas em Comércio Exterior da UFPel, tem o prazer de convidar todos os interessados para a palestra intitulada Framing the Hustle: Platform Capitalism and the Marketing of Gig Work, que será proferida, em inglês, pela professora Lauren Alfrey, da Universidade de Portland.

Durante este evento, a Dra. Alfrey trará à discussão a economia política da raça, classe e gênero, explorando os aspectos exploratórios do trabalho uberizado. Ao utilizar exemplos das campanhas de marketing da Uber e DoorDash, Alfrey contextualizará o trabalho freelancer dentro do amplo cenário do capitalismo de plataforma, e discutirá como essas plataformas empregam discursos de agência e empoderamento como uma fachada para uma inclusão predatória.

A palestrante é Professora Associada de Sociologia na Universidade de Portland, onde leciona cursos sobre raça e racismo, mulheres e trabalho, tecnologia e sociedade, além de sociologia da família. Sua pesquisa abrange as ideologias raciais e de gênero no design e uso de novas tecnologias. Ela também investigou os impactos da sub-representação racial e de gênero nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, identificando mecanismos que minam os esforços de diversidade. Seu trabalho atual explora como essas desigualdades no campo tecnológico influenciam o design e uso de novas tecnologias, como assistentes digitais e testes genéticos para a ancestralidade. A Dra. Alfrey obteve seu Ph.D. em sociologia com ênfase em estudos feministas na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, e completou seu mestrado, com distinção, em Comunicação, Cultura e Tecnologia na Universidade de Georgetown.

O evento está marcado para o dia 26 de abril, sexta-feira, às 16h, na Sala 04 da Faculdade de Direito. Certificados de participação, com duas horas de atividade, serão disponibilizados para todos os presentes.