Alunos de Comércio Exterior realizam visita técnica ao Arquivo Público

Na última quarta-feira, dia 15 de novembro, estudantes dos cursos de Comércio Exterior e Gestão Pública participaram de uma visita técnica ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), situado em Porto Alegre. Esta atividade compõe o conteúdo programático das disciplinas de Seminários em Gestão Pública II, ministrada pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto, e Comunicação Pública e Política, ministrada pela professora Caroline Casali.

Ao chegarem ao APERS, a equipe de professores e alunos foi recebida pelo historiador Gabriel Gaziero, que compartilhou não apenas a riqueza arquitetônica do edifício, mas também seu relevante papel político e cultural na preservação da história do Estado. O APERS, um dos primeiros edifícios na América Latina projetados exclusivamente para a conservação de documentos públicos, abriga um acervo diversificado, incluindo documentos oficiais, fotografias, prontuários médicos, mapas e correspondências. Este patrimônio representa uma fonte inestimável para pesquisadores e a comunidade em geral, permitindo uma compreensão profunda da evolução social, política e econômica do Rio Grande do Sul.

Gabriel Gaziero conduziu a visitação de maneira magistral, compartilhando histórias e curiosidades sobre o acervo e destacando os desafios de manter viva uma instituição tão vital para a preservação da memória e da cultura do Rio Grande do Sul. O Curso de Comércio Exterior expressa sua gratidão pela acolhida calorosa e parabeniza a equipe do Arquivo Público pelo trabalho exemplar, mesmo com todas as limitações orçamentárias.

Além da visita ao APERS, a equipe teve a oportunidade de explorar a Casa de Cultura Mário Quintana e encerrou o dia com um passeio pelo Shopping Praia de Belas. Este dia certamente deixou uma marca nos participantes, proporcionando um olhar aprofundado sobre a importância do arquivo público e enriquecendo a compreensão da rica história e cultura do Rio Grande do Sul.

Embarque da Equipe no Mercado Público de Pelotas

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul