Curso de COMEX promoveu palestra sobre relações comerciais entre Brasil e Rússia

No dia 24 de agosto, quinta-feira, o Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) acolheu a palestra “As Relações Comerciais entre Brasil e Rússia“, proferida pelo professor Luciano Vaz da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De acordo com  palestrante, o atual fluxo de comércio entre as duas nações está fortemente direcionado para a indústria primária, acarretando um desequilíbrio desfavorável na balança comercial brasileira. Esta discrepância, conforme destacada, encontra suas raízes na conjuntura econômica global e na notável dependência do Brasil em relação aos fertilizantes russos.

Nesse evento, os estudantes tiveram o privilégio de imergir nos detalhes intricados do comércio bilateral entre o Brasil e a Rússia, por meio de explanações elucidativas. A audiência, composta por uma diversidade de participantes, abraçou não apenas os alunos de Comércio Exterior, mas também abrangendo outros cursos, como Administração, Agronomia e Direito, reforçando, assim, a amplitude interdisciplinar do encontro.

Ademais, a enriquecer ainda mais o evento, somaram-se à discussão professores do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO). O impacto dessa iniciativa reside na expansão do entendimento dos negócios internacionais, contribuindo para a formação acadêmica e para a apreensão das complexidades inerentes à economia global e às interações entre Brasil e Rússia.

Professor Luciano Vaz (FURG)