Comunicado 01/2024: sobre a greve docente

A Coordenação do Curso esclarece que, em resposta aos questionamentos sobre o movimento grevista, a adesão ou não dos docentes à greve é um direito individual e, portanto, não é possível haver uma posição oficial do Curso a respeito. É responsabilidade de cada servidor docente comunicar sua decisão de adesão ao movimento grevista, e esse …

Continue lendo

Professor Daniel Marchiori é contemplado com duas bolsas para projetos de extensão

O professor Daniel Lena Marchiori Neto, Coordenador do Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi agraciado com duas bolsas de iniciação à extensão e cultura pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da instituição. Essas bolsas foram concedidas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura, que …

Continue lendo

Professora da Universidade de Portland passa a atuar como Professora Visitante na UFPel

Em fevereiro deste ano, a professora Alice Gates, da Universidade de Portland (Oregon, Estados Unidos), desembarcou em Pelotas para uma estada de três meses como docente visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Durante este período, a Professora Gates contribuirá ativamente para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o Mestrado Profissional em Administração Pública …

Continue lendo

Projeto Constituição nas Escolas realiza primeira atividade no CAVG

Na tarde de 11 de março, alunos dos Cursos de Gestão Pública e Comércio Exterior participaram da ação inaugural do projeto Constituição nas Escolas, coordenado pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Visconde da Graça (CAVG). O referido projeto tem como objetivo fomentar a educação cívica e ampliar a consciência …

Continue lendo

Nova professora do Curso de Comércio Exterior ingressa na UFPel

No dia 8 de março, o ingresso da Professora Larissa Ferreira Tavares na Universidade Federal de Pelotas foi oficializado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, como resultado da redistribuição aprovada no Edital da PROGEP/UFPel. A docente assume agora um papel crucial na formação profissional do Curso de Comércio Exterior, onde …

Continue lendo

Boas festas, COMEX!

Prezados alunos, Ao chegarmos ao final deste peculiar segundo semestre, desejo expressar meus mais sinceros votos de boas festas a cada um de vocês. Este período não apenas representa o encerramento de um ciclo de aprendizado, mas também oferece uma oportunidade para celebrarmos conquistas, superações e as amizades cultivadas ao longo desses desafios. Que as …

Continue lendo

Alunos de Comércio Exterior participam de visita técnica na empresa Lifemed

Na tarde de 08 de dezembro, alunos dos cursos de Comércio Exterior, Gestão Pública e Processos Gerenciais participaram de uma visita técnica à empresa Lifemed, localizada em Pelotas (RS). A atividade integra o plano de ensino da disciplina de Contabilidade Gerencial, ministrada pela professora Patrícia Severo, e contou também com a presença do professor e coordenador …

Continue lendo

Realizada a segunda edição do “Café com a Coordenação”

Na última quinta-feira, dia 14 de dezembro, ocorreu na Sala 415 do Campus Anglo a segunda edição do encontro Café com a Coordenação. Este evento representa um espaço de diálogo e participação democrática, no qual a Coordenação do Curso de Comércio Exterior se reúne com todos os estudantes. O objetivo principal é discutir o progresso …

Continue lendo

Alunos de Comércio Exterior participam de atividades no MDA-RS

Na última quarta-feira, 13 de dezembro, alunos do curso de Comércio Exterior realizaram uma visita técnica ao Escritório Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA-RS) em Porto Alegre. Trata-se de uma atividade prevista no plano de ensino da disciplina de Ética e Direitos Humanos, ministrada pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto. A …

Continue lendo

II Café com a Coordenação

No próximo dia 14 de dezembro, às 19h, na sala 415 do campus Anglo, ocorrerá a segunda edição do Café com a Coordenação. O evento tem por finalidade consolidar um espaço de diálogo e exercício democrático, em que a Coordenação do Curso de Comércio Exterior se reune com todos os estudantes para discutir o andamento …

Continue lendo