O Núcleo de Documentação e Arquivo (NUDOC) tem como principais atribuições:
- Receber, registrar, classificar, distribuir, controlar, tramitar e expedir todos os documentos da Instituição;
- Gerenciar e fiscalizar os serviços de postagem via Correios;
- Gerir serviços de malote da UFPel;
- Gerenciar o protocolo de documentos, processo interno, externo e outras atividades correlatas;
- Orientar sobre tramitação e execução de processos;
- Cadastrar e atribuir permissões, no Cobalto, de pessoas que não são servidoras da UFPel;
- Orientar sobre procedimentos para utilização do SEI;
- Liberar cadastro de usuários externos no SEI;
- Classificar processos no SEI;
- Digitalizar e converter processos físicos para o SEI.
A Unidade de Arquivo (UARQ) tem como principais atribuições:
- Gerenciar a guarda de processos e documentos, coordenando o arquivo da UFPel;
- Classificar documentos aplicando a tabela de temporalidade;
- Disponibilizar o arquivamento e desarquivamento de documentos para o atendimento de demandas administrativas e judiciais;
- Propor e orientar a prática de gestão documental na instituição.