tesesdissertaçõesmonografias

 

tesesdissertaçõesmonografias

 

 

DEL FIOL, Paula Pedreira. Entre Galerias e a Rua: caminhografia urbana em Pelotas/RS. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2023. [dissertação de mestrado].

FERREIRA, Lais Becker. Cidade entre Muros: caminhografia nas bordas de condomínios fechados de Pelotas. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2023. [dissertação de mestrado].

SILVA, Gabriele Vargas da. Grafitti e Produção de Subjetividade: Cartografando diálogos sensíveis através das obras de Gordo Muswieck. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2023. [dissertação de mestrado].

MARICATTO, Isabella K. Entre Cursos de um Arroio: cartografia urbana em devir terceira paisagem. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2022. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

FORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2021. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

SEBALHOS, Carolina Frasson. Heterotopia na Cidade: caminhografia do evento “Sofá na Rua” em Pelotas. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2021. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

SANTOS, Tais Beltrame dos. Seres Lentos e Vida Urbana: caminhografia pelas ruas de Montevideo, Porto Alegre e Pelotas. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2021.[dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

SANTOS, Shirley Terra Lara dos. Narrativas Urbanas sobre o estar “em ônibus”: experiência cartográfica feminista. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2020. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

MACHADO, Valentina. O Arroio, a Rua, o Verde e a Vida: cartografia do caminhar nas bordas do arroio Pepino. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2020. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

RESENDE, Lorena Maia. Cartografia Urbana na Linha de Fronteira: Travessias nas cidades-gêmeas Brasil-Uruguay. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2019. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

CLASEN, Carolina Mesquita. Cidade e crianças: direito ao devir urbano. Pelotas:  PROGRAU/UFPel, 2018. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

DETONI, Luana Pavan. Cidades Pequenas: território de um devir menor na contemporaneidade. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2018. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

ENCARNAÇÃO, Fabricio Sanz. Cartografia do Limite: o espaço livre de uso público e a borda molhada das cidades. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2018. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

PONS, Antonella dos Santos. Som em Devir: por uma cartografia sensível da paisagem sonora urbana.  Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2017. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

PINHO,  Rafaela Barros de. Feira das Pulgas: cartografia da cidade na contemporaneidade.  Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2017. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

SILVA,  Talita Correa Vieira. Poéticas Filmícas dos Museus da UFPel: pistas para uma aproximação interativa com a cidade.  Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2017. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

FALCÃO, Carolina Magalhães. Casa território de subjetividades: um percurso sobre sensibilidade e arquitetura em condomínios fechados. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2016. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

ALLEMAND, Débora. Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo …AVOA! Núcleo Artístico. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2016. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

HYPOLITO, Bárbara. Cidade, Corpo e escritas urbanas: cartografia no espaço público contemporâneo. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2015. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

TOMIELLO, Fernanda. Fotografia Sequencial e Fotomontagem: fragmentos espaços temporais da paisagem urbana. Pelotas: PROGRAU/UFPel, 2015. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

CARRASCO, André de Oliveira Torres. Os limites da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano em um contexto de modernização retardatária. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/FAU USP, 2011. [tese de doutorado em arquitetura e urbanismo].

TAVARES, Viviane Maciel da Silva.  Bioquímica e Arte: uma mistura catalisada pela contemporaneidade. Pelotas: FaE/UFPel, 2010. [artigo para especialização em educação].

BARROS, Carolina Mendonça Fernandes. O professor mutante em Eisenman. Pelotas: FaE/UFPel, 2010. [monografia para especialização em educação].

ROCHA, Eduardo. Arquiteturas do Abandono [ou uma cartografia nas fronteiras da arquitetura, da filosofia e da arte]. Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2010. [tese de doutorado em arquitetura].

CARRASCO, André de Oliveira Torres. O processo de projeto da habitação popular. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/FAU USP, 2005. [dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo].

ROCHA, Eduardo. Informática e Ensino de Projeto: as novas tecnologias digitais no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel.Pelotas: FaE/UFPel, 2003. [dissertação de mestrado em educação].

ROCHA, Eduardo. A Praça no Espaço Urbano: limites, caminhos e centralidade no desenho das cidades da região sul do Rio Grande do SulPelotas: UFPel, 1999. [monografia para especialização em patrimônio cultural].