Institucional

O projeto de extensão cidades-irmãs, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (sob o código 4650), teve início no segundo semestre de 2021. O projeto surgiu de um desejo de conhecer e sistematizar informações sobre os arranjos internacionais firmados via processos de irmanamento entre o município de Pelotas (RS) e outras cidades do exterior. As ações desenvolvidas procuram resgatar  documentos, sistematizar o conjunto de evidências, bem como, analisar e difundir informações sobre as cidades-irmãs. As cidades-irmãs do município de Pelotas são: Suzu no Japão, Aveiro em Portugal e Colônia do Sacramento no Uruguai. 

Nosso objetivo principal se dá no resgate e sistematização de informações e na  promoção das cidades-irmãs de Pelotas no Rio Grande do Sul, sob a ótica das Relações Internacionais. O projeto se baseia em um dos múltiplos campos de atuação que permeiam as Relações Internacionais, a Paradiplomacia. A Paradiplomacia, ou a diplomacia de entes subnacionais, trata da promoção e gestão das relações internacionais entre governos não centrais.

Somos um grupo formado por estudantes da Universidade Federal de Pelotas, que conta com a colaboração e parceria de outros profissionais e entusiastas das ações internacionais, sob a coordenação da Profa. Dra. Silvana Schimanski. Estamos comprometidos em promover, fomentar e reanimar a cooperação entre a cidade de Pelotas com suas irmãs internacionais, bem como pesquisar, analisar e recontar a trajetória da diplomacia do município para a população.

 

NOTA CONCEITUAL CIDADES-IRMAS

CONCEPT NOTE CIDADES-IRMAS (English version)

 

Para maiores informações:
cidadesirmas@ufpel.edu.br
Translate »