Cidades-Irmãs

Os acordos de cidades-irmãs são uma das possibilidades que os municípios possuem de promover suas relações internacionais. Geralmente, a iniciativa surge de contatos – culturais, sociais, econômicos, políticos, esportivos, entre outros – que os governos locais formalizam por meio da assinatura de um documento. Um documento de cidades-irmãs não segue um padrão quanto à forma e ao conteúdo. Ao redor do mundo, estes instrumentos abrangem a promoção das relações de cooperação, amizade e paz entre as partes envolvidas e as sociedades.

No campo das Relações Internacionais, esse instrumento de política pública internacional é discutido no contexto da diplomacia subnacional, também conhecida como Paradiplomacia. A Paradiplomacia caracteriza-se pelo envolvimento dos governos subnacionais (estados federados ou municípios) na formulação de objetivos e metas de política externa próprios, em compatibilidade com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil elencados na Constituição Federal de 1988. 

Exemplos de ações típicas da Paradiplomacia são: estabelecimento de secretarias para assuntos internacionais, estabelecimento de escritórios no exterior, assinatura de acordos e convênios com outros atores internacionais, cooperação internacional, participação municipal ou estadual em feiras e eventos internacionais de negócios, captação de recursos de estrangeiros, estabelecimento de vínculos com cidades-irmãs, intercâmbio de “boas práticas” de políticas públicas, entre outros. 

O contexto da globalização promoveu mudanças em quase todos os países do cenário global, tornando os fluxos políticos, sociais e econômicos cada vez mais intensos. Esse contexto abre oportunidades para que estados federados e municípios também internacionalizem suas atividades, por meio das ações paradiplomáticas. 

O projeto de extensão Cidades-Irmãs, vinculado ao Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, está comprometido com o município de Pelotas-RS, focando nas suas cidades-irmãs. Por meio das suas atividades, contribui para reforçar fundamentos da gestão pública internacional profissionalizada, bem como, difundir informações sobre as cidades-irmãs. 

Observação

No Brasil, cidades-irmãs e cidades-gêmeas não são sinônimos. A definição de cidades-gêmeas consta da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional No. 2.507 de 05 de Outubro de 2021:  https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.507-de-5-de-outubro-de-2021-350617155

 

Cooperação Internacional Descentralizada: Oportunidades e  Desafios para Municípios

O objetivo deste trabalho é explorar as oportunidades e os desafios para a atuação municipal em cooperação internacional descentralizada (CID), entendida como iniciativas de cooperação estabelecidas por entes subnacionais. Enquanto as abordagens clássicas da cooperação internacional, no âmbito das Relações Internacionais concentram-se no papel dos Estados nacionais como protagonistas, o conceito de cooperação internacional descentralizada …

Leia mais

Celebração: 19 anos da irmandade entre Pelotas e Colônia do Sacramento

A coordenadora do Projeto Cidades-Irmãs esteve presente na cerimônia de gabinete organizada pela Prefeitura Municipal para a celebração do aniversário do acordo de cidades-irmãs entre Pelotas e Colônia do Sacramento (Uruguai). A cerimônia ocorreu na manhã de 29 de outubro de 2024 (terça-feira), organizada pela Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Pelotas, Esmeralda …

Leia mais

Celebração: 61 anos da irmandade de Pelotas e Suzu

Em 17 de setembro de 2024, a Coordenadora do Projeto Cidades-irmãs representou a equipe em cerimônia organizada pelo Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal, para a celebração dos 61 anos das relações de cidades-irmãs entre Pelotas e Suzu. Gabinete da Prefeitura Municipal. Imagens de  Michel Corvello A Cerimônia teve início no Gabinete da Prefeita …

Leia mais

Estudantes do Curso de Relações Internacionais conhecem Colônia do Sacramento, cidade-irmã de Pelotas

  Em abril do ano de 2024, 54 alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, juntamente da representante do corpo docente do curso, realizaram uma visita técnica na cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai, cidade-irmã de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A cidade histórica de Colônia do Sacramento é …

Leia mais

Nota de solidariedade: terremoto no Japão, dia 1º de janeiro de 2024

O Projeto Cidades-Irmãs, do curso de Relações Internacionais, da Universidade Federal de Pelotas, vem acompanhando com preocupação os últimos acontecimentos no Japão, relacionados ao terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a costa oeste do país em 1º de janeiro de 2024. A província de Ishikawa — onde se situa Suzu, cidade-irmã de Pelotas — foi o …

Leia mais

Palestra “L. C. Vinholes: 60 anos de irmandade Pelotas-Suzu”

O projeto de extensão Cidades-irmãs, vinculado ao Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, convida a comunidade acadêmica e demais interessados para a palestra sobre os 60 anos da vinculação de cidades-irmãs entre o município de Pelotas-RS e Suzu (Japão). Palestra: 60 anos da irmandade Pelotas-Suzu Palestrante: L.C. Vinholes (idealizador da aproximação pelo mecanismo de cidades-irmãs entre Pelotas …

Leia mais

Translate »