Cidades-Irmãs

Os acordos de cidades-irmãs são uma das possibilidades que os municípios possuem de promover suas relações internacionais. Geralmente, a iniciativa surge de contatos – culturais, sociais, econômicos, políticos, esportivos, entre outros – que os governos locais formalizam por meio da assinatura de um documento. Um documento de cidades-irmãs não segue um padrão quanto à forma e ao conteúdo. Ao redor do mundo, estes instrumentos abrangem a promoção das relações de cooperação, amizade e paz entre as partes envolvidas e as sociedades.

No campo das Relações Internacionais, esse instrumento de política pública internacional é discutido no contexto da diplomacia subnacional, também conhecida como Paradiplomacia. A Paradiplomacia caracteriza-se pelo envolvimento dos governos subnacionais (estados federados ou municípios) na formulação de objetivos e metas de política externa próprios, em compatibilidade com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil elencados na Constituição Federal de 1988. 

Exemplos de ações típicas da Paradiplomacia são: estabelecimento de secretarias para assuntos internacionais, estabelecimento de escritórios no exterior, assinatura de acordos e convênios com outros atores internacionais, cooperação internacional, participação municipal ou estadual em feiras e eventos internacionais de negócios, captação de recursos de estrangeiros, estabelecimento de vínculos com cidades-irmãs, intercâmbio de “boas práticas” de políticas públicas, entre outros. 

O contexto da globalização promoveu mudanças em quase todos os países do cenário global, tornando os fluxos políticos, sociais e econômicos cada vez mais intensos. Esse contexto abre oportunidades para que estados federados e municípios também internacionalizem suas atividades, por meio das ações paradiplomáticas. 

O projeto de extensão Cidades-Irmãs, vinculado ao Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, está comprometido com o município de Pelotas-RS, focando nas suas cidades-irmãs. Por meio das suas atividades, contribui para reforçar fundamentos da gestão pública internacional profissionalizada, bem como, difundir informações sobre as cidades-irmãs. 

Observação

No Brasil, cidades-irmãs e cidades-gêmeas não são sinônimos. A definição de cidades-gêmeas consta da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional No. 2.507 de 05 de Outubro de 2021:  https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.507-de-5-de-outubro-de-2021-350617155

 

Nota de solidariedade: terremoto no Japão, dia 1º de janeiro de 2024

O Projeto Cidades-Irmãs, do curso de Relações Internacionais, da Universidade Federal de Pelotas, vem acompanhando com preocupação os últimos acontecimentos no Japão, relacionados ao terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a costa oeste do país em 1º de janeiro de 2024. A província de Ishikawa — onde se situa Suzu, cidade-irmã de Pelotas — foi o …

Leia mais

Palestra “L. C. Vinholes: 60 anos de irmandade Pelotas-Suzu”

O projeto de extensão Cidades-irmãs, vinculado ao Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, convida a comunidade acadêmica e demais interessados para a palestra sobre os 60 anos da vinculação de cidades-irmãs entre o município de Pelotas-RS e Suzu (Japão). Palestra: 60 anos da irmandade Pelotas-Suzu Palestrante: L.C. Vinholes (idealizador da aproximação pelo mecanismo de cidades-irmãs entre Pelotas …

Leia mais

Apoio do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre

O Escritório Consular do Japão em Porto Alegre apoia o projeto de extensão cidades-irmãs. O projeto tem estimulado discussões sobre aspectos diversos do Japão e sua cultura.

Leia mais

Cidades-irmãs: ações desenvolvidas sob o amparo da irmandade internacional entre os municípios de Pelotas-Suzu

O objetivo geral deste trabalho é apresentar as atividades do projeto de extensão Cidades-irmãs, da Universidade Federal de Pelotas, no mapeamento das ações já realizadas sob o amparo da irmandade internacional entre os municípios de Pelotas (Brasil) e Suzu (Japão). A irmandade entre Pelotas e Suzu foi formalizada no ano de 1963 e, diante da …

Leia mais

Oportunidades de bolsas de estudo no Japão

O projeto de extensão Cidades-Irmãs, realizou no dia 27/10/22 reunião aberta no Auditório 309 Campus II. A conversa contou com a presença da Profa. Renata Peil. Formada em Arte Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Formada em curso de treinamento como bolsista do Ministério da Educação do Japão com pesquisa em Arte Educação Japonesa na Universidade Gakugei Tóquio. …

Leia mais

Projeto de Extensão Cidades-Irmãs se reúne com o Presidente da Câmara Municipal de Pelotas

Na manhã do dia 16 de setembro de 2022, a Profa. Silvana Schimanski coordenadora do projeto de extensão cidades-irmãs, acompanhada das colaboradoras Ana Lucia Capelari, Rafaella Gonçalves Santos e Ana Carolina Rodrigues se reuniram com o Vereador Marcos Ferreira, atual Presidente da Câmara Municipal de Pelotas, para apresentar os objetivos e metas do projeto e discutir …

Leia mais

Translate »