Na tarde do dia 01 de setembro de 2022 o projeto de extensão Cidades-Irmãs contou com a presença da Professora Mariza Dias da Rosa no mini auditório do CEHUS da Universidade Federal de Pelotas. Na ocasião, a Professora nos contou sobre a sua trajetória como fundadora e coordenadora do Museu do Colégio Municipal Pelotense (de 2004 a 2015) e sobre os fatores que a aproximaram da irmandade entre Pelotas e Suzu.
O Colégio Municipal Pelotense foi uma instituição que protagonizou iniciativas da referida irmandade, como o clube de correspondências ‘Amigos’ promovido pela Professora Therezinha Louzada, a recepção dos estudantes e professores intercambistas de Suzu (em 1992) e visitas de autoridades japonesas. No ano de 2008, quando se comemoraram os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, uma comitiva do Japão visitou Pelotas. Como forma de homenagear os visitantes, foi organizada, no espaço do saguão da escola, uma exposição contando, principalmente, com artigos relacionados ao clube de correspondência e às comitivas de Suzu que visitaram a cidade nos anos de 1988 e 1992. O Museu do Colégio Pelotense receberia, posteriormente, doação de Luiz Carlos Lessa Vinholes, de inúmeras peças e artigos relacionados à cultura japonesa.
Em 2013, ano do cinquentenário da irmandade entre Pelotas e Suzu, foi realizado um evento no qual os objetos foram expostos, com uma palestra do Sr. Vinholes sobre a irmandade entre Pelotas e Suzu e a tentativa de retomada do clube de correspondências pela Professora Denise Lulhier.
Durante a apresentação, a Professora Mariza expôs fotos dessas iniciativas, reforçando o papel que possui o Colégio Municipal Pelotense na divulgação das relações internacionais do município.