Projeto Cidades-Irmãs presente na 28° Fenadoce

O projeto Cidades-Irmãs esteve presente no estande da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na 28° Feira Nacional do Doce (Fenadoce) na manhã de  19 de junho, representado pelos membros: Amanda Cristina Silva Pinheiro, Ana Carolina Rodrigues, Ana Helena Gerevini Avila, Daniel da Rosa Eslabão e Rafaella Gonçalves Santos. Os objetivos da participação foram: apresentar material de divulgação do projeto, bem como, divulgar as cidades-irmãs internacionais do município de Pelotas e sanar as dúvidas da comunidade.

Durante o período em que estivemos no evento, foi possível interagir com o público e atualizá-lo sobre  as irmandades de Pelotas-RS com  Suzu (Japão), Aveiro (Portugal) e Colônia do Sacramento (Uruguai),  assunto pouco comentado na sociedade. Através da divulgação do projeto em eventos relevantes como a Fenadoce, é possível difundir conhecimentos acerca das relações internacionais municipais, bem como,  despertar o interesse da comunidade.

A Fenadoce é organizada anualmente, desde 1986, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. Trata-se de um evento de nível nacional, onde se conta a trajetória histórica e cultural dos doces de Pelotas. O evento possui grande importância para a cidade de Pelotas, pois promove a cultura da região para o Brasil e para o exterior, sendo parte do patrimônio estadual. Realizada desde 1988, tem formato de multifeira na qual são destacados os doces certificados com selo e identificação de origem pelotense. A feira ocorre no mês de junho e recebe visitantes de todas as partes do país, bem como de países vizinhos como Argentina e Uruguai. Na edição de 2022 foi noticiado, pela administração do evento, a participação de mais de 300 mil visitantes durante o evento.

A experiência de divulgar as cidades-irmãs na Fenadoce, é fundamental para que a população conheça tais arranjos, seu potencial e os desafios que se impõem sobre as relações internacionais municipais. Além de compartilhar conhecimentos do campo do Bacharelado de Relações Internacionais, estimula o interesse e a participação da comunidade para as ações e objetivos do projeto.

Translate »