Eixos

O Congresso de Ensino de Graduação (CEG) é um dos eventos que compõe a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE).

O CEG é promovido pela pela Pró-Reitoria de Ensino da UFPEL, caracterizando-se como um espaço para a socialização de trabalhos acadêmicos  e troca de experiências internas e externas à UFPEL no âmbito do ensino de graduação, relacionado aos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Diversidade no Ensino Superior
Este Eixo Temático se propõe a acolher trabalhos de diferentes áreas disciplinares, assim como aqueles de caráter interdisciplinar, preocupados com as questões referentes à diversidade étnico-racial, gênero, sexualidade, diversidade religiosa, as deficiências, dentre outras que se propõem a construir e fortalecer práticas democráticas de ensino no ambiente universitário.

Eixo 2: Tecnologias Educacionais na Educação Superior
Este Eixo Temático se propõe a acolher trabalhos que abordam experiências, reflexões e desafios sobre o uso de ferramentas tecnológicas como apoio em situações de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, tais como: software de edição de textos e apresentações; mídias audiovisuais no contexto de fotografia, cinema e rádio; ferramentas para pesquisa de informações na Internet; plataformas para produção de blogs, vídeos, podcasts e wikis; kits de robótica; jogos digitais; ambientes virtuais de aprendizagem; lousas digitais; aplicativos para celular; entre outras.

Eixo 3: Projetos e Programas Institucionais
Este Eixo Temático se propõe a acolher trabalhos que relatam experiência de diferentes programas e projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos para a melhoria dos cursos de Graduação, são exemplos: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Residência Pedagógica, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Institucionais, PEC-G, Projetos Institucionais, dentre outros.

Eixo 4: Monitorias
Este Eixo Temático se propõe a acolher trabalhos que relatam experiência das monitorias de graduação desenvolvidas para a melhoria dos componentes curriculares, apresentação de estratégicas, auxílios, experiências entre outras.

Eixo 5: Relato de experiência na Graduação
Este Eixo temático se propõe a acolher trabalhos que relatam experiência, uma narração detalhada das experiências vividas, sob o ponto de vista de quem relata. Buscando o relato de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca de experiência e proposição de ideias para melhoria dos cursos de graduação.