A Revista CEDEPEM, anteriormente denominada Caderno CEDEPEM, é uma publicação trimestral, onde os (as) integrantes do Centro, bem como autores externos, terão espaço para divulgar pequenos artigos de temáticas relacionadas aos Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho.

Nesse sentido, entende-se que a dimensão política é o que determina o debate dos Estudos Estratégicos e do PEM em todos os processos neles existentes. Tal perspectiva, política por si só, envolve diversos atores, demonstrando a necessidade de se pensar o coletivo. Não há PEM sem estrategistas, internacionalistas, cientistas políticos, filósofos, historiadores, geógrafos, biólogos, oceanólogos, sociólogos, juristas, antropólogos, enfim, sem todas as ciências que estudam a interação do ser humano no seu espaço. Enquanto não entendermos que o processo que envolve o PEM é muito mais do que um simples processo de espaços costeiros e marinhos, não conseguiremos absorver a essência de sua proposta principal: conscientizar-se de que, sem (re) organizar esse sistema não haverá a constituição de um espaço legitimamente compartilhado e utilizado pelos países.

O CEDEPEM agrega um conjunto de estudiosos e pesquisadores, formando uma comunidade científica de escopo interinstitucional, apartidária, sem fins lucrativos, voltada para a conscientização da importância dos mares e dos oceanos à vida humana, em suas variadas dimensões e aspectos.

FOCO E ESCOPO

Democratizar o conhecimento das Humanidades e Ciências do Mar, com o intuito de gerar uma fonte de informação e um espaço de diálogo com toda a comunidade, confiável, ético e sob a perspectiva brasileira.

PÚBLICO-ALVO 

Comunidade acadêmica em sua totalidade, pesquisadores e profissionais.

ISSN  2763 – 8111

Voltar