CEDEPEM é convidado a integrar a Rede GlobalCoast

O Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) alcança um novo patamar em sua atuação no cenário global de pesquisa voltadas ao fortalecimento das ciências e cultura oceânicas, ao receber um convite formal para integrar a Rede GlobalCoast.

O convite foi estendido pelos co-presidentes da Rede GlobalCoast, Giovanni Coppini, da CMCC Foundation, e Aletta Yñiguez, do Marine Science Institute, University of the Philippines Diliman. Essa formalização ocorreu por meio de um Memorando de Entendimento (MoU), que alinha a colaboração do CEDEPEM com o Programa CoastPredict, parte da Década da Ciência Oceânica das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A Rede GlobalCoast tem como missão principal criar uma robusta estrutura colaborativa entre seus membros. Os objetivos incluem aprimorar a resiliência costeira, desenvolver soluções inovadoras em ciência e tecnologia, e facilitar estratégias de gestão de múltiplos riscos para o oceano costeiro global. A participação do CEDEPEM é vista como uma contribuição significativa para o alcance desses objetivos, fortalecendo os esforços de observação, previsão e construção de resiliência, tanto nas Américas Tropicais e Caribe, quanto globalmente.

Ao assinar o MoU, o CEDEPEM | UFPel se tornará um membro oficial da Rede GlobalCoast. Isso permitirá a colaboração com organizações líderes em ciência e tecnologia costeira para avançar a iniciativa GlobalCoast, além de apoiar o compartilhamento de conhecimento, a capacitação e o engajamento das partes interessadas para uma gestão costeira sustentável.

As pesquisadoras Etiene Villela Marroni e Giovanna Wanderley foram designadas como o ponto focal do CEDEPEM para as ações relacionadas à GlobalCoast.

O MoU da Rede GlobalCoast ainda está aberto a instituições e parceiros que desejam contribuir para os objetivos e a implementação do CoastPredict, ou participar dos GlobalCoast Pilot Sites. O documento descreve os objetivos compartilhados e o compromisso coletivo para avançar na observação e previsão do oceano costeiro, bem como oferece uma estrutura para co-design de ações em prol da Década do Oceano, fortalece parcerias regionais e apoia o desenvolvimento conjunto de aplicações costeiras através da troca de conhecimento e inovação aberta e compartilhada.

Conheça mais sobre a Rede aqui

Comments

comments