Início do conteúdo
    Notícias
  • Alunos podem avaliar cursos e disciplinas

    Duas iniciativas de estruturas da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas já permitem aos estudantes da instituição realizar de avaliação dos cursos e das disciplinas ofertadas. Por meio de formulário disponibilizado no sistema Cobalto, os alunos podem, de forma anônima, apontar o desempenho de seus professores, a pertinência do tema tratado, bem como sua autoavaliação.

    A primeira dessas ações, a avaliação dos cursos, é fruto das primeiras discussões do Fórum de Coordenadores. É uma ferramenta inédita, que além da opinião dos estudantes, colherá impressões por parte dos coordenadores, dos núcleos docentes estruturantes e dos colegiados. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao coletar as opiniões relacionadas a diferentes aspectos de seu curso, podem ser pensadas estratégias para a promoção de ações que tenham por horizonte a excelência acadêmica e institucional. Essa iniciativa é liderada pela Proplan, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Fórum, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação.

    Já a avaliação específica das disciplinas, proposta pela CPA, é um processo em andamento e realizado anteriormente. A ideia é formar um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das atividades, de modo que se favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Nessa modalidade serão avaliados três âmbitos: o desempenho do docente responsável pela disciplina, a autoavaliação do estudante em relação ao seu aproveitamento e a contextualização da disciplina em relação ao projeto pedagógico do curso.

    De acordo com a organização de ambas iniciativas, as respostas serão avaliadas em sua totalidade e as informações pessoais dos participantes das pesquisas não serão identificadas. Dessa forma, espera-se que aqueles que responderem aos questionamentos sejam sinceros e responsáveis com aquilo que for opinado.

    Como realizar a avaliação?

    O acesso ao processo avaliativo já está disponível como funcionalidade do sistema Cobalto. Após realizar o login, com CPF e senha pessoal, o estudante poderá acessar o menu “Alunos” e as opções “Cadastros” e, posteriormente, “Avaliação de Disciplinas 2015/2”, para a avaliação de disciplinas, e “Avaliação discente dos cursos de graduação 2015/2”, para a avaliação do curso, conforme a imagem.

    aval

  • Horário diferenciado da CRA 11, 16 a 18 de dezembro

                 No período de 16 a 18 de dezembro todo o quadro de servidores da CRA estará participando de uma capacitação de Registros Acadêmicos promovida pela PROGEP, a mesma já é almejada a bastante tempo, com vistas a qualificar a equipe no que concerne as demandas deste setor.
                 Neste período manteremos funcionando apenas um plantão de recebimento de documentos no setor, e da mesma forma o Núcleo de Atendimento e Informação estará em plantão de atendimento apenas recebendo solicitações de documentos, sem os emitir na hora, tendo em vista que a capacitação acontecerá fora do ambiente de trabalho.
    Em razão do almoço de fim de ano (11/12) da UFPel não haverá atendimento no período da tarde.
  • Vale a pena conferir!

    Topo

    Chamada de Trabalhos

    O Incitel é um congresso de Iniciação Científica que ocorre desde 1987. Tem como objetivo oferecer um ambiente de troca de idéias e experiências a alunos do Ensino Superior nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando a formação de novos cientistas nestas áreas.

    Além da apresentação dos artigos técnicos, estão previstas palestras, minicursos e eventos culturais e mini-competições, bem como uma extensa programação sócio-cultural.

    A Comissão Organizadora do Incitel 2016 convida todos os estudantes que participam de programas de Iniciação Científica a submeter artigos e propostas de minicursos nas áreas abaixo:

    – Engenharias Elétrica e Eletrônica

    – Engenharia de Telecomunicações

    – Engenharia de Automação

    – Redes de Computadores

    – Engenharia de Computação

    – Sistemas de Informação

    – Empreendedorismo e Inovação

    – Engenharia Biomédica

    Datas Importantes

    Submissão dos artigos: 19 de fevereiro de 2016.
    Resultado da avaliação: 21 de março de 2016.
    Submissão da versão final: 1 de abril de 2016.

    Congresso
    Data: 02 a 04 de maio de 2016

    Local: Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações

    Endereço: Av. João de Camargo, 510 – Santa Rita do Sapucaí – MG

    Mais informações: incitel@inatel.br

    Esperamos contar com vocês aqui em Santa Rita do Sapucaí em maio de 2016!

    Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti
    General Chair

     

  • Última Oferta!

    Atenção pessoal

    Em 2016/1 será a última oportunidade de cursar a Disciplina de Cálculo Operacional!

  • Oportunidade de bolsa para trabalho no Projeto do Plano de Desenvolvimento do APL Saúde Pelotas

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de 6 (seis) bolsistas no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas, Demanda Institucional.

    As vagas são para os cursos de Administração, Economia, Saúde, Computação, Engenharias e Comunicação. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (13) na sala da PREC, nº 203 do Campus Porto, das 8h as 18h (exceto no dia 13, que encerrará às 10h).

    Para mais informações, acesse o edital: Edital nº 06-2015

    Anexo 1: Formulário de Candidato à Bolsista

  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

    Seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do PPGEAS para início das atividades em março de 2016.

    Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.

    Linhas de Pesquisa

    • Controle
    • Automação e Sistemas Mecatrônicos
    • Sistemas Computacionais
    • Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás

    Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.

    Alguns dados do PPGEAS

    • Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).
    • 15 dos 26 professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
    • Em 2015, a quase totalidade dos alunos que solicitaram bolsa e tiveram desempenho apropriado, obtiveram a bolsa.
    • O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

    Calendário

    • Inscrições: 26/10/2015 a 27/11/2015
    • Seleção dos candidatos: 01-11/12/2015
    • Divulgação dos resultados: até 18/12/2015

    Organização do curso de mestrado

    • Em tempo integral: 20 créditos em disciplinas com duração de 2 anos.
    • Em tempo parcial: para profissionais de empresas, sem direito à bolsa.
    • Os temas de dissertação de mestrado são definidos até o final do primeiro semestre do curso.
    • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.

    Organização do curso de doutorado

    • Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos do mestrado) com duração de 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.
    • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.

    Seleção 

    A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, nota ENADE do curso de graduação, afinidade do curso de graduação com as linhas de pesquisa do PPGEAS, cartas de referência e projeto de tese para candidatos ao doutorado).

    Bolsas

    O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório, à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, pela defesa de dissertações e teses, ou por novos projetos.

  • Módulo 3 de Reforço em Cálculo tem inscrições abertas

    O projeto Grupo de Apoio em Matemática (GAMA), em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), convida todos os alunos da UFPel que tenham interesse em reforçar os conteúdos estudados em Cálculo 1 a participarem do módulo 3 das Aulas de Reforço em Cálculo 1, que tratará do conteúdo de Derivadas.

    As inscrições para esse módulo foram iniciadas nesta quarta-feira (21) e encerram-se no dia 29. A divulgação dos selecionados será por envio de e-mail e através da página do projeto no dia 30. Os alunos selecionados que não comparecerem no primeiro dia de aula serão substituídos pelos suplentes. Bolsistas da PRAE terão reserva de 40% das vagas.

    Os alunos que tiverem frequência de 75% nas aulas terão direito a certificado de 20 horas.

    Para esse módulo, serão oferecidas duas turmas: terças e quintas-feira das 16h30min às 18h30min, com início no dia 3 de novembro, e sábados das 8h às 12, com início no dia 7 de novembro. As aulas serão realizadas na Coordenação de Integração Estudantil, localizada na avenida Bento Gonçalves, 3395.

    Mais informações podem ser encontradas no site do projeto GAMA, neste link.

  • Desenho Técnico I já tem Professora!

    Pessoal!!!
    A disciplina de Desenho Técnico I será ministrada pela Profª. Clarissa Montelli. Os horários serão mantidos assim como as salas de aula. As aulas começarão na semana que vem.
    Fiquem atentos!

  • Greve dos Técnicos Administrativos

    Os Técnicos Administrativos da UFPel aprovaram a Greve a partir de quinta-feira (28). Com isso o Colegiado da Engenharia de Controle e Automação estará fechado até o fim da Greve. Para trâmites administrativos os alunos deverão procurar a Coordenadora do Curso – Profª. Márcia Simch.