Departamento de Administração elege nova Chefia e Subchefia

No último dia 05/Fev/13, último, o Departamento de Administração elegeu nova Chefia de Subchefia para o biênio 2013-2015. A escolha recaiu sobre a chapa liderada pela Professora ELAINE GARCIA DOS SANTOS, que tinha o Professor MARCELO PACHECO DIAS, como candidato à Subchefia, a qual obteve a maioria dos votos.

Aos novos dirigentes, os nossos parabéns!

Mais um egresso da FAT defende Tese de Doutorado

Após cinco anos de estudo na Universitat Autònoma de Barcelona, o Administrador IZAIAS MARTINS DA SILVA, formado em 2005/2 (Administração Noturno), defenderá a sua Tese de Doutorado no próximo dia 25 de Janeiro. A tese, intitulada “ENTREPRENEURIAL AND INNOVATIVE BEHAVIOUR IN SPANISH SMEs: ESSAYS ON PROFITABILITY, GROWTH AND EXPORT INTENSITY” estuda a predisposição para empreender e inovar nas pequenas e médias empresas espanholas.

Parabéns Izaias, e que sirva de exemplo para muitos outros. tese Izaias

Nossos egressos, nosso orgulho

Mais um egresso da FAT obtém aprovação em mestrados de referência. O Administrador RUDINEI ABREU JUNIOR (foto ao lado) foi aprovado para os Mestrados em Administração das Universidades Federais do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e optou pela última delas onde pretende seguir a linha de Finanças e Desenvolvimento Econômico, com objetivo de aprofundar seus estudos na área de Finanças Comportamentais e Mercado Financeiro.

Ao Rudinei os nossos parabéns.

Professoras da FAT publicam artigo na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL

O artigo intitulado “Diagnóstico e alternativas de contenção da evasão no curso de administração em uma universidade pública no sul do Brasil” de autoria da Professoras Simone Portella Teixeira de Mello e Elaine Garcia dos Santos, foi publicado na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, volume 5, edição 3, ano 2012. Certificado

Às Autoras os nossos parabéns!

Professor e Alunas da FAT têm artigo aceito para publicação na ReA/UFSM

O artigo “Inovação em sistemas de produção de arroz orgânico no Rio Grande do Sul”, de autoria do Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias e das Acadêmicas Graziela Motta Antunes (Administração) e Vanessa Monks (Gestão Pública), submetido ao 1° Fórum Internacional Ecoinovar, foi selecionado para ser publicado em uma edição especial do evento na Revista de Administração da UFSM – ReA/UFSM.

Parabéns aos Autores!

Sete novos Administradores colam grau em gabinete

A última sexta-feira, dia 11 de Janeiro, marcou a formatura em gabinete de mais uma turma de Administração. Na ocasião colaram grau os Administradores BIANCA BALADAM DE SOUZA E SILVA, CAMILACARDOSO PEREIRA, CAMILA SCHMAFUSS NEUENFELDT, HELEONARA PERES DE PERES, PAULO RICARDO KRUGER JUNIOR, PEDRO LUIS DE OLIVEIRA SARAIVA e RAQUEL MARTINS DINIZ.

A cerimônia teve lugar no auditório do 4º andar do Campus Porto e foi presidida pelo Prof. Edar da Silva Añaña, Diretor da FAT. Prestigiaram o evento a Profa. Elaine Garcia dos Santos – Chefe Pró-Tempore do Departamento de Administração, e os Professores Alisson Eduardo Maehler e Nilo Valter Karnopp, além de Servidores da Unidade.  A condução dos trabalhos coube à Secretária Regina Rocha.

Aos novos Administradores os nossos parabéns.

Estudantes da Faculdade de Administração e de Turismo colam grau em formatura interna

No dia 21/Dez/12, sexta-feira, aconteceu a formatura interna dos acadêmicos de Gestão Pública e de Turismo, do Ano de 2012/1. Colaram grau os acadêmicos: (a) do Curso de Tecnologia em Gestão Pública: Angélica dos Santos Cavalheiro, Bibiana Teixeira Vieira, Cristiane de Moura da Rosa, Cristiane Maciel Corrêa, Eduardo Langhinrichs Pacheco, Eduardo Schwanz, Flávia Lucena Dutra, Geraldo Souza Moraes, Jaqueline Dias Ossanes, João José Ferreira Lopes, José Francisco Timm Velasques, Thomas Thomsen e Vanessa Monks da Silveira. E (b) do Curso de Bacharelado em Turismo: Victor Bueno Vieira.

A solenidade ocorreu no Auditório do 4º Andar do Campus Porto, e contou a presença de amigos e familiares dos formandos. Prestigiaram o evento o Diretor e a Vice-Diretora da FAT, além dos Coordenadores de ambos os cursos, Profs. Fabiano Milano Fritzen e Dalila Müller, e das Chefes Pró-Tempore do Departamento de Administração – Profa. Elaine Garcia dos Santos – e do Departamento de Turismo – Profa. Dalila Rosa Hallal.

Aos novos Egressos, os nossos melhores votos de realização pessoal e profissional.

Entrega de Laboratório de Informática à FAT marca a despedida do Reitor e do Vice-Reitor

Na última quarta-feira, dia 19/Dez/12, a FAT recebeu a visita de despedida dos Professores CESAR BORGES e MANOEL MORAES, respectivamente Reitor e Vice-Reitor da UFpel. O evento foi prestigiado pela imensa maioria do Corpo Docente e dos Servidores Técnicos da Unidade, e por representantes dos DAs e da EMAD Jr.

O Professor Manoel Moraes falou da sua satisfação de ter tido a FAT como parceira durante todo o seu mandato como Vice-Reitor, e da alegria de poder voltar à sala de aula com “o sentimento do dever cumprido”. E Professor Cesar discorreu brevemente sobre as muitas conquistas da UFPel durante sua gestão, não obstante as muitas dificuldades com as quais teve que conviver, inclusive com processos judiciais.

Após a despedida de ambos os dirigentes foi feita a entrega simbólica de um Laboratório de Informática com capacidade para 50 alunos, em 25 máquinas, no andar térreo do Campus Porto, para uso da FAT. Segundo o Prof. Edar Añaña, Diretor da Unidade, “o laboratório representa um conquista histórica para a FAT, que até o presente não possuía um espaço qualificado para desenvolver atividades de pesquisa e de ensino, em especial aquelas que envolvem as simulações empresariais”.

COCEPE – aprova a criação de dois novos Departamentos em substituição ao antigo DAT

Após dois anos tramitando em diversas instâncias acadêmicas, o processo de criação de dois novos departamentos, um de Administração e outro de Turismo, em substituição ao antigo Departamento de Administração e Turismo, foi aprovado pelo pleno do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, por unanimidade.

O desmembramento do antigo DAT atende ao pedido de um grupo de Professores de Turismo, que há dois anos (desde 04/10/2010) postulavam a criação de um espaço próprio que lhes permitisse qualificar ainda mais a discussão naquela importante área do conhecimento. A proposta de desmembramento – que já tramitou duas vezes no DAT e no CD da FAT, e que recentemente passou pela Comissão de Legislação e Normas do CONSUN – parte do pressuposto que a área de Turismo tem características próprias, e que os seus interesses vão além do conhecimento tipicamente gerencial, que predomina na área de Administração como um todo. Nos próximos dias a Unidade deverá informar os nomes dos Professores que comporão cada um dos novos Departamentos, cuja identificação já está sendo discutida no âmbito do DAT.

Aos novos Membros e Dirigentes os nossos melhores votos de sucesso e realização.

Professor da FAT tem artigo aprovado em Simpósio da ANPAD

Professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias da Faculdade de Administração e Turismo – FAT teve seu artigo aprovado para apresentação no XXVII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD.

O título do artigo é “COMPREENDENDO O PROCESSO DE INOVAÇÃO COMO UMA ESTRUTURA COMPLEXA DE REGRAS MULTINÍVEIS”. Em síntese, o professor Marcelo  propõe e discute um novo modo para as organizações gerenciarem o processo de inovação.

O congresso será entre 18 e 20/11 em Salvador na Bahia e os detalhes do evento podem ser conferidos em http://www.anpad.org.br/evento.php?cod_evento_edicao=64