CONCURSOS DOCENTES FAT – EFETIVO E SUBSTITUTOS

A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processo de Seleção e Ingresso, torna público Edital de Abertura de Inscrições para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior – EDITAL CPSI Nº 005, DE 30 DE JANEIRO DE 2015

FAT: 01 Vaga, Professor Adjunto

http://concursos.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/02/Ed-005.pdf

 

A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), torna público a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO para atender à necessidade temporária

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO, CPSI Nº 004 DE 30 DE JANEIRO DE 2015

FAT: 03 Vagas

Uma vaga para Professor (Finanças e Orçamento – Departamento de Administração)

Duas vagas para Professor (Hospitalidade, Lazer e Turismo – Departamento de Turismo)

http://concursos.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/02/Ed-004.pdf

 

A Comunidade da FAT está de parabéns!

O Jornal Diário Popular de hoje divulga dados do MEC sobre inscritos no SISU, e três cursos da FAT estão entre os cursos mais procurados por estudantes de todo país.

Entre os cursos com ponto de corte superior a 600 pontos, os cursos de Administração, de Processos Gerenciais e de Turismo obtiveram mais de mil inscrições, o que pode ser visto como motivo de júbilo para todos nós. A lista completa dos cursos da UFPel com a respectiva procura pode ser consultada diretamente no site do jornal (http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=OTUxNDA=) ou no gráfico abaixo.atratividade1

Empossada a Direção da FAT para o quadriênio 2015/18

Na última sexta-feira, dia 09/Jan, tomaram posse os novos dirigentes da Faculdade de Administração e Turismo. A cerimônia ocorreu no Auditório da Reitoria e foi presidida pela Reitora em Exercício, Profa. DENISE PETRUCCI GIGANTE, e contou com expressiva adesão de Diretores de Unidades, Professores, Servidores e Alunos da FAT, além de representantes da UCPel, da FATEC-SENAC, do CRA-RS, da EMAD-Jr. e da CEF, ente outras entidades.

O Termo de Posse da Profa. SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO (nova Diretora) e do Prof. EDAR DA SILVA AÑAÑA (novo Vice-Diretor) foi lido e firmado pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas SÉRGIO ELOIR TEIXEIRA WOTTER.10915213_869041833119379_3577135782843346920_n

O Prof. Edar, que também encerrava ali o seu mandato como Diretor, destacou em seu discurso alguns dos avanços que ocorreram na Unidade nos últimos quatro anos, como o crescimento expressivo do número de alunos, a consolidação de um novo curso de graduação e dois de pós-graduação, e a incorporação das Coordenações de Cursos às instâncias decisórias (Conselho Departamental) da Unidade.

A Profa. Simone, já como nova Diretora, reforçou o seu compromisso com as propostas de campanha, ressaltando que a nova administração não representa um continuísmo, mas que sua experiência  e sua vontade irão contribuir para Unir e Desenvolver a FAT, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. A professora finalizou seu discurso dizendo “que nesses anos na direção da FAT eu sempre lembre da minha origem e dos motivos de estar aqui e que eu nunca me torne refém dos ritos do poder”.

Posse dos Dirigentes Eleitos para o período 2015-2018 – convite

A Direção da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas, convida a Comunidade Acadêmica  e o público em geral, para a cerimônia de posse da Diretora da Unidade eleita para o período 2015-2018, Profa. Dra. Simone Portella Teixeira de Mello e do Prof. Edar da Silva Añaña, como Vice-Diretor, a realizar-se no dia nove de janeiro de dois mil e quinze, às dez horas, no auditório da Reitoria, 4º Andar, Campus Porto, na Rua Gomes Carneiro, nº 1, Centro, Pelotas, RS.

Comunidade da FAT elege novos dirigentes para o período 2015-2018

Após duas semanas de intensa mobilização, discussões e debates, na última segunda-feira (24/Nov) a FAT realizou Consulta Formal à Comunidade. Duas chapas disputaram a preferência de professores, servidores técnicos e estudantes: a Chapa 1 foi composta pela Profa. Simone Portella Teixeira de Mello (Diretora) e pelo Prof. Edar da Silva Añaña (Vice-Diretor); e a Chapa 2 foi composta pelas Professoras Maria da Graça Saraiva Nogueira (Diretora) e Dalila Rosa Hallal (Vice-Diretora).

Apurados os votos dos 406 eleitores, sagrou-se vencedora a Chapa 1. A eleição propriamente dita e a elaboração da lista tríplice deverão ser procedidas pelo Conselho Departamental, à luz do resultado da Consulta, na próxima quinta-feira, dia 27/Nov, às 17:00hs, na Sala 1 da FAT. Após a eleição, a lista tríplice deverá ser encaminhada ao Magno. Reitor da UFPel para formalização. A posse dos novos dirigentes deverá acontecer nos primeiros dias de 2015, em data a ser anunciada oportunamente.

Relatório da visita técnica do Grupo de Estudos Gestão Pública.

1148749_808877562488786_7911063370129018984_n 1503243_808877369155472_6398030299985270613_n 1507920_808877505822125_2641686644879972103_n 10401408_808877432488799_1275883994898548979_nUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PALESTRA TÉCNICA SOBRE PLANO PLURIANUAL E ORÇAMENTO PÚBLICO.

 

NO DIA 28 DE MARÇO DO CORRENTE ANO, OS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, COORDENADOS PELO PROFESSOR DARY PRETTO NETO, TITULAR DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO SETOR PÚBLICO, RECEBERAM NA SALA DE AULA SALA 112, ÀS 14 HORAS, O SENHOR JOSÉ DANIEL RAUPP MARTINS, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO LORENÇO DO SUL/RS, O MESMO ESTAVA ACOMPANHADO DOS SEGUINTES ASSESSORES:

– PAULO FUMAGALLI, SECRETARIO DA FAZENDA MUNICIPAL.

– DIEGO WINTER DE FREITAS, ASSESSOR GERAL DE COMUNICAÇÃO.

–  FERNANDA KLASEN ORESTES, FOTOGRAFA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.

 

DURANTE DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS O SENHOR JOSÉ DANIEL R. MARTINS, DEMONSTROU COMO ESTA GESTANDO SEU MUNICÍPIO, QUAIS SÃO SUAS FONTES RENDAS PROPRIAS, QUAIS OS RECURSO QUE RECEBE DO GOVERNO FEDERAL TAIS COMO; O FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS E O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASÍCA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO – FUNDEB, DETALHANDO COMO ESSES RECURSOS RECEBIDOS SÃO ADMINISTRADOS. ABORDOU TAMBÉM SOBRE OS RECURSOS RECEBIDOS DO GOVERNO ESTADUAL, COMO POR EXEMPLO, O ICMS.

Supervisor do IBGE no Rio Grande do Sul ministra minicurso na FAT

No dia 10 de outubro do corrente ano, o Grupo de Estudos em Gestão Pública promoveu o primeiro minicurso do segundo semestre de 2014.

IMG_20141010_161025717O ministrante foi o economista LUCIANO MORAES BRAGA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ele é o Supervisor Estadual de Pesquisas Industriais e responsável pelas pesquisas “PAIC e PIM-PF”; atua principalmente com temas ligados à economia regional, à inovação tecnológica, boa governança, administração pública e contas regionais.

O tema abordado no minicurso foi “o que são contas públicas nacionais, sua legislação e aplicação”.

Cursos da FAT oferecem vagas para Reingresso, Reopção e Transferência

Atenção Candidatos Interessados em Estudar na FAT!

Três (dos quatro) cursos da FAT dispõem de vagas para Reingresso, Reopção e Transferência, para entrada no primeiro semestre de 2015. Ao todo são oferecidas 93 vagas:

  • GESTÃO PÚBLICA – Tecnológico (Vespertino) – 17 vagas;
  • .
  • PROCESSOS GERENCIAIS – Tecnológico (Noturno) – 13 vagas;
  • .
  • TURISMO – Bacharelado (Noturno) – 63 vagas.

As inscrições devem ser feitas nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Maiores informações encontram-se disponíveis no site da Diretoria de Registros Acadêmicos em http://www2.ufpel.edu.br/alunos/informacao/comunicado_010_2014.pdf e http://www.ufpel.edu.br/alunos/editais/edital_028_2014_I.pdf .

Professora da FAT apresenta artigo na Colômbia

A Profa. Elaine Garcia dos Santos, Chefe do Departamento de Administração da FAT, está em Medellín (Colômbia), participando do IV CLABES, onde apresentou o trabalho “UM PANORAMA DA EVASÃO NO SUL DO BRASIL: ESTUDANDO OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL”.

DSC09236O artigo é fruto do Projeto de Pesquisa “Evasão: discutindo causas e possíveis soluções”, coordenado pela Profa. Simone Mello e tem como co-autores: Pedro Mello, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC; Rodrigo Serpa, Docente da FAT e Doutorando em Administração no PPGA – UFSC; Eliane Souza, Professora da Universidade Federal de Goias; e Simone Mello, Professora e Vice-Diretora da FAT.

A Profa. Elaine comunicou à FAT a sua satisfação por apresentar aquele trabalho, pela oportunidade de fazer novos contatos com pesquisadores que investigam a evasão no ensino superior. E além disso a nossa Universidade foi convidada à integrar o Comitê de Organização do próximo CLABES, que será realizado em Punta del Leste, no Uruguai, em 2015, uma ótima oportunidade de ampliar convênios e pesquisas.

Parabéns Profa. Elaine!

Diretório Acadêmico do Curso de Turismo convida para a X Semana Acadêmica

O Diretório Acadêmico do Curso de Turismo da UFPel convida a todos para a X Semana Acadêmica, a realizar-se de 04 a 07/Nov no Auditório da Reitoria.

O tema escolhido para este ano é a “Criatividade no Turismo”.

Maiores informações podem ser obtidas com Luisa Longaray, ou no próprio Diretório Acadêmico.

programação XSATUR