Semana do Meio Ambiente

No  dia 07/06/2017, às 18h, no auditório da Faculdade de Direito, ocorrerá a palestra: A Mineração e o Meio Ambiente, proferida pelo Prof. Dr. José Domingues Godói Filho da UFMT. 

Palestra Desafios da Gestão Estratégica

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios da UFPEL, recebeu na última sexta-feira (26), o diretor industrial da empresa Delta Plastics, senhor Flávio Merch, que proferiu palestra sobre os Desafios da Gestão Estratégica para um público de aproximadamente 60 pessoas.

Flávio, que é engenheiro de plásticos e Mestre em Engenharia da Produção, falou sobre os três pilares que considera importantes na gestão estratégica: o autoconhecimento da empresa, sua preocupação com as pessoas, e a gestão por processos.

Estiveram presentes no evento os alunos do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, acadêmicos dos Cursos de Administração e de Processos Gerenciais da UFPEL, as professoras da Faculdade de Administração e de Turismo (FAT) Caroline Casali, Elaine Garcia dos Santos, Janaína Mendes, Lia Victória e a Diretora da FAT, Simone Portella Teixeira de Mello.

A palestra, seguida de um coquetel, foram organizados  pela Coordenação do MBA, com o apoio de dos colaboradores: André Cruz, Lucas Ferro , Eduardo das Neves e Maria do Carmo Santiago de Mattos (a Carminha).

Nota de Pesar

A Faculdade de Administração e de Turismo, consternada, lamenta pela morte de seu aluno Gerson Neves Lima e comunica que o enterro dar-se-á no Cemitério São Lucas, Capela II, sito a Av. Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 3565 no dia 26/05/17 as 11h.  Comunicamos que não haverá aula para os alunos do 5º semestre do curso de Administração.

Resultado Edital FAT 01/2017

 

Resultado Edital FAT 01_2017

Edital FAT 01/2017 Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA

Informamos abaixo  o resultado da homologação  do Edital  FAT nº 01/2017 – Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA. Os candidatos homologados deverão comparecer no dia 23/05/17 na Direção da FAT (sala 448) Campus Anglo a partir das 15 horas respeitando o cronograma estabelecido. 

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DE TURISMO

EDITAL FAT N°01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA

 

 

 

HOMOLOGADAS

 

  1. EDUARDO DAS NEVES ROBAERT – homologada – 15:00h
  2. CRISTINA APARECIDA OLIVEIRA FERREIRA – homologada – 15:10h
  3. JESSICA CAMPOS DAS NEVES FARIA – homologada – 15:20h
  4. LUIS RENATO MACEDO SANCHES – homologada – 15:30h
  5. MELLODY NABAK ROCHA – homologada – 15:50h
  6. NATALIA STIGLEDER GARCIA – homologada – 16:00h
  7. CHESLEY NUNES FERREIRA – homologada – 16:10h
  8. ANGELA BARCELOS FURTADO – homologada – 16:20h
  9. ROGERIO RAYMUNDO GUIMARÃES FILHO – homologada – 16:30h
  10. HENRIQUE GONÇALVES DOS SANTOS – homologada – 16:40h
  11. ANDREIA SKUPIEN BIANCHINI – homologada – 16:50h

As entrevistas iniciam às 15 horas, na sala 448, 4° andar, Direção da FAT, Campus Anglo

 

 

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DE TURISMO

EDITAL FAT N°01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA

 

NÃO HOMOLOGADAS

  1. DOUGLAS LOPES DA SILVA – não homologada, não apresentou histórico
  2. LUCAS ANDRADE FAGUNDES – não homologada, não compatibilidade horário
  3. RAFAEL QUINSEN DA SILVA – não homologada, não compatibilidade horário
  4. VERIDIANA TREICHA TEIXEIRA – não homologada, não compatibilidade horário
  5. NURIAN MARIA OLIVEIRA DE AZAMBUJA – não homologada, não compatibilidade horário
  6. NICOLLE BERGMANN DOS SANTOS – não homologada, não compatibilidade horário
  7. DILMARA CUNHA DA SILVA – não homologada, aluna ingressante, sem histórico semestre anterior

Palestra MBA Gestão Estratégica de Negócios

O curso MBA Gestão Estratégica de Negócios promove:
Palestra : “Desafios da Gestão Estratégica”
Palestrante: Flavio Merch – Engenheiro de Plásticos e Mestre em Engenharia de Produção – Diretor Industrial
da Empresa Delta Plastics

data: 26 de maio de 2016
local: auditório da reitoria
horário: 19h 

Bolsa Iniciação ao Trabalho

EDITAL 01-2017 Bolsa Iniciação ao Trabalho

EDITAL 01/2017

A Faculdade de Administração e de Turismo torna Público que está aberto o prazo de seleção de bolsista ao “Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA – Bolsas de Iniciação Ao Trabalho”, de acordo com a resolução nº 05, de 03 de abril de 2014, do COCEPE, observando o seguinte:

 

  1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

As Bolsas de Iniciação ao Trabalho têm por objetivo promover a iniciação ao trabalho técnico profissional e de gestão acadêmica dos discentes de graduação da UFPel. Compreendem a modalidade de aprendizagem dentro dos ambientes administrativos da universidade, sob o acompanhamento de um supervisor do setor onde o aluno possa vir a atuar, visando melhorar as condições de estudo e permanência.

 

  1. INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas no período de 15/05 a 19/05/2017, sala 448, Secretaria da Direção da FAT, das 14 às 19 horas. Para realizar a inscrição o candidato deve apresentar a ficha de inscrição (anexo 1 deste edital) preenchida, histórico escolar atual, atestado de matrícula 2017/1, cópia do CPF.

 

  1. CARGA HORÁRIA, VIGÊNCIA E VALOR DA BOLSA:

A bolsa será concedida no período de junho a dezembro de 2017. O valor será de R$400,00 (quatrocentos reais), com carga horária total de 20 horas semanais, totalizando 80 horas mensais.

 

  1. REQUISITOS:

Para participar do Programa de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá:

– Estar regulamente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel de acordo com a vaga disponível;

– Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE;

– Ter no mínimo três aprovações no semestre anterior ao ingresso na modalidade;

– Ter disponibilidade de vinte horas semanais (das 14 às 18 horas) para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa.

 

  1. VAGAS:
Lotação: Vagas:
Faculdade de Administração e de Turismo 01

 

  1. SELEÇÃO:

A seleção será feita por análise de histórico (5 pontos) e entrevista (5 pontos) por três servidores da FAT.

A divulgação dos horários das entrevistas será dia 22/05/2017. A etapa de entrevista dos candidatos ocorre no dia 23/05/2017 no período da manhã (10 às 12 horas) e tarde (15 às 19 horas).

Aspectos que serão considerados na entrevista: conhecimento de pacote Office, gostar de atender ao público, organização no trabalho e conhecimentos básicos de internet.

 

  1. RESULTADO:

O Resultado será divulgado na Página da Unidade https://wp.ufpel.edu.br/fat/ no dia 24/05/2017.

 

  1. CRONOGRAMA:
Inscrições 15/05 a 19/05/2017
Divulgação dos horários das entrevistas 22/05/2017
Entrevistas 23/05/2017
Divulgação Resultado 24/05/2017

 

 

 

Aula Inaugural Turma 2017/1 – Profiap/UFPel

Na última terça (25) aconteceu a aula inaugural da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – Profiap, da Universidade Federal de Pelotas. A palestra intitulada Planejamento Institucional: entre a Lei e a Eficácia, foi proferida pelo Prof. José Sílvio Born, Mestre em Economia pela UFRGS e Auditor do Estado do RS.

O Profiap destina-se a formar profissionais capazes de reunir as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública. A expectativa é de uma nova turma para o próximo ano, com vagas destinadas tanto para os servidores técnico-administrativos da própria Instituição, como também para a demanda social.

Aula Inaugural do Curso de Bacharelado em Turismo

Prezados alunos e professores:

É com muita satisfação que a Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo tem a honra de convidar os alunos e os professores para a sua Aula Inaugural, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Edar Añaña, da FAT/UFPEL.

Data: 05 de Maio de 2017

Horário: 19:00 horas.

Local: Auditório da Reitoria. 4º Andar – Campus Porto.

Na aula serão apresentados reflexões e relato da experiência de Pós-Doutorado em Turismo do Prof. Añaña.

Sejam todos bem-vindos!

Matrículas do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

Lista dos candidatos aprovados e suplentes homologados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional
Candidatos aprovados (ordem alfabética)

Angélica dos Santos Cavalheiro

Carina Gaspar Arejano Ballester

Daniel Estamer da Silva Júnior

Davi Lemos Ballester

Dianine Censon Lopes

Fabiana Bitencourt Fernandes

Fabíula Collatto Rosso

Fernanda Winck Moraes

Filipe Andrade Pinto

Filipe da Silva Moreira

Gisele Lemos Corrêa

Isadora Argou Cardozo

Joel Hinz Wolter

Juliana Vaz Chagas

Luciano Santos Gentilini

Miceli de Oliveira Barros

Michele Muller da Rocha

Pedro Luiz Jorge Afonso

Rafael Junior Valadão

Rita de Cássia Sampaio do Amaral

Suelen Farias de Pereira

Taline Thurow

Telmo Celestino Campos Coelho

Thiago Ribeiro Moreira

Tiago Venske Vahl

 

Suplentes (ordem de classificação)

Édina Mariza Pegoraro de Castro Mayer

Margarete Terezinha Pegoraro de Castro Mayer

Maria Luiza Mesquita Costa

Lucas dos Santos Giacomel

Vagner Bastos Ferreira
Matrículas: as matrículas dos candidatos aprovados ocorrerá nos dias 03 e 04 de maio de 2017, das 13:00h às 18:30h, na Secretaria do Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, sala 420.
Os candidatos classificados como suplentes serão chamados, no dia 09 de maio de 2017, na ordem de classificação se algum dos candidatos aprovados desistir ou não comparecer a matrícula.

Início das aulas: as aulas iniciarão em 12 de maio de 2017, sexta-feira.