EDITAL 001/2019 PARA BOLSA DE DESENVOLVIMENTO NA UNIDADE (BDU) SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO

Publicado edital com oportunidade de bolsa para alunos de Administração. As inscrições serão realizadas na secretaria do Serviço de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito, localizada na Rua Felix da Cunha, nº 363, (térreo), de 15 a 17 de abril de 2019, das 07h às 19hs.

Confira o edital clicando no link abaixo:

EDITAL 001/2019 PARA BOLSA DE DESENVOLVIMENTO NA UNIDADE (BDU)
SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DA FACULDADE DE DIREITO

20 Anos da EMAD Jr.

     Orgulho da UFPEL! 20 anos da Emad Jr.
     Ontem tivemos o evento comemorativo com a palestra do Gustavo Cosa sobre o tema Perfil Empreendedor.
     Estiveram presentes: Reitor, Diretora da FAT, Coordenadores do projeto, professores e alunos dos 4 cursos da FAT.
     PARABÉNS EMAD JR!
     Orgulho de ser FAT!

Prof.ª Isabel Rasia
Diretora da FAT

 

Processo eleitoral para Escolha do Chefe e Sub-Chefe do DADM

Cronograma Eleições DAdm FAT

Formulário Inscrição Chapas DAdm FAT

Trote Solidário FAT

A turma de veteranos da FAT e os bixos 2019 fizeram o trote solidário em prol do Albergue noturno da cidade. Foram doados alimentos, roupas e produtos de higiene.

Parabéns aos nossos alunos e alunas! Estamos orgulhosos!!!

Orgulho de ser FAT!

Professora Dr.ª Isabel Rasia
Diretora da FAT

 

Participação na Rádio Cultura da Profa da FAT Priscila Nesello no dia 16/03/2019

     A professora falou sobre a importância da gestão de projetos para as organizações. Os projetos têm o papel de tirar a organização de uma situação atual e colocá-la num patamar melhor. Quanto maior for a complexidade e o grau de inovação atribuído a um projeto, maior serão os impactos em termos estratégicos para esta organização. Atualmente se fala muito dos métodos adaptativos para a condução de projetos, aqueles que têm como base um conjunto de valores e princípios que se baseiam NA ENTREGA do maior VALOR de negócio, no MENOR TEMPO. 
     É importante que as organizações aprendam e desenvolvam suas equipes para se tornarem mais produtivas e, consequentemente, mais competitivas. 
     Na gestão de projetos o  PMI na região Sul está sendo incrementado, conta com uma equipe em torno de 10 voluntários e, na FAT, nesse semestre  se iniciou o projeto de extensão intitulado “Contribuições para formação do ecossistema colaborativo no Extremo”. A ideia é agregar disciplinas que tratam dos temas inovação, empreendedorismo, gestão de projetos, plano de negócios, e outras, com foco em captar os problemas das organizações da região e propor soluções de projetos aplicados para estes problemas. Com isso, estaremos estabelecendo um vínculo entre os projetos desenvolvidos pelos discentes da UFPEL e o mercado. Neste propósito, a participação de associações como PMI torna-se essencial numa etapa de mentoria, onde experts irão apoiar os alunos no desenvolvimento das iniciativas. A efetividade deste projeto de extensão ocorre ao fomentarmos o ecossistema colaborativo em nossa região, gerando retorno para todos os envolvidos, alunos, universidade, associações e empresas.

PPG-DTSA: Aula inaugural 2019 – Prof. Dr. Antônio Domingos Padula – UFRGS

No dia 22 de março às 19 hs, no auditório do Campus II da UFPel (Alm. Barroso esq. Gomes Carneiro) irá se realizar a aula inaugural de 2019 do PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais com o prof. Titular da UFRGS prof. Dr. Antônio Domingos Padula, o qual irá abordar o tema “Construção de Conhecimento e Inovação nos Agronegócios.” A entrada é franca e se destina a alunos de todas as áreas interessados na temática da gestão e do agronegócio. Não é necessário fazer inscrição. Detalhes do local em breve.

Resultado de imagem para antonio domingos padula

Sobre o Prof. Padula:

Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São José dos Campos (1980), Diplome D´Etudes Approfondies em Administração de Empresas – Université de Sciences Sociales de Grenoble (1988) e doutorado em Administração de Empresas – Université de Sciences Sociales de Grenoble (1991). Atua nos seguintes temas: cadeias produtivas agroindustriais, agronegócios, bioenergia, competitividade industrial, estratégia de produção e operações. Ex-Diretor da Escola de Administração da UFRGS (2006-2010). Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios PPG-Agronegócios/CEPAN/UFRGS (1999-2003), Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/EA/UFRGS (2013-2014). Diretor do Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017-2019).Participação em projetos nacionais e internacionais: Coordenação de Projeto de Cooperacao CAPES/ Wageningen University – Holland (2006-2011), Coordenador Projeto CAPES-FIPSE-USA (2011-2015); Cooperação UFRGS-Nanjing Agricultural University (China) – a partir de 2011; Cooperação UFRGS-Beijing Technology and Business University (China) a partir de 2012; Cooperação UFRGS-UC-Berkeley (2013-2015); Pesquisador no Projeto Estruturante de agroenergia no RS (FINEP e FAPERGS), no Projeto Caminhos da Inovação no RS (CNPq-Pronex 2010-2014), The Path of Innovation in Agribusiness in RS (CNPq-Pronex – 2017-2021). Coordenador do Projeto Digitalização da agricultura e sua influência nos processos gerenciais e sustentáveis dos negócios rurais (FAPERGS – 2017-2021) . Consultor ad hoc para CNPq, CAPES, FINEP, FAPESP…e em periódicos nacionais e internacionais. Coordenação de Área Temática GOL (2006-2008) e membro do Comitê Científico da Divisão GOL do ENANPAD 2011 a 2017.

Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler

Professor Adjunto do Departamento de Administração – UFPel

Coordenador do PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
Prof. Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – PROFIAP
Líder do Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação – NEECI/CNPq 
Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil – Campus Porto
wp.ufpel.edu.br/neeci
Resultado de imagem para logo ufpel 50 anos

Professora da FAT apresenta artigo em Portugal

Aconteceu recentemente na Universidade de Lisboa o XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education – AFIRSE, intitulado Tempos, Espaços e Artefactos em Educação. Na oportunidade a Profa. Simone Mello apresentou o artigo “O tempo e o espaço da evasão na universidade: causas e alternativas educativas”, desenvolvido em parceria com a aluna do PROFIAP Joice Carvalho.  Conforme a professora há muito interesse da comunidade internacional por temas que perpassam a educação superior brasileira e suas complexidades, como é o caso da evasão. A docente teve a oportunidade de conhecer outros pesquisadores da área e visitar o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa acompanhada por docentes portugueses e de outros países da Europa e América do Sul.

Acolhida FAT

Atenção Calouros dos cursos de Administração, Turismo, Processos Gerenciais e Gestão Pública! faça a sua inscrição até o dia 06/03.

A cada semestre a Faculdade de Administração e de Turismo recebe estudantes das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil em busca da realização do sonho de ingressar em uma Universidade Pública com excelência no Ensino Superior.

Nesse ano de 2019 começamos o desafio de integrar os estudantes dos quatro cursos de graduação da FAT (Administração Diurno e Noturno, Turismo, Processos Gerenciais e Gestão Pública), e recepcioná-los com toda a hospitalidade. Sabemos da nossa responsabilidade como educadores e queremos que todos (as) se sintam acolhidos, respeitados e inseridos na FAT.

Sejam bem-vindos a FAT! Desejamos que vocês se sintam felizes e orgulhosos de fazer parte e poder construir essa história. Iniciamos a caminhada com a frase de acolhida da poetisa Cora Coralina: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”. Então, vamos valorizar o tempo que estaremos juntos construindo o amanhã conforme os sonhos de cada um e cada uma.

Pensando nisso, preparamos com todo o cuidado e atenção a semana de acolhida para vocês, de 11 a 15 de março de 2019. Nessa semana realizaremos uma série de atividades sociais, culturais e informativas com o objetivo de: apresentar a UFPel, divulgar as principais informações acerca do seu funcionamento, normas, direitos e deveres dos estudantes e acesso a Programas de Assistência Estudantil; Informações sobre os cursos, projetos, estágios e atividades extracurriculares, bem como sobre a organização interna da FAT. Teremos, também, apresentações artísticas e momentos de descontração ao longo da semana. As atividades previstas para ocorrer no horário de aula fazem parte do nosso cronograma e valerão presença, portanto, participe!!!.

Nossa intenção é acolher e integrar as pessoas que farão parte e já fazem parte da FAT. Proporcionar a integração de estudantes calouros com os veteranos (as) dos cursos de graduação, oportunizar o intercâmbio de informações e vivências entre todos (as), incentivando-os à busca de orientação e apoio, sempre que necessário.

Estamos de braços abertos, sejam muito bem-vindos a FAT e a UFPel!

Faça a sua inscrição: https://goo.gl/forms/dB7CxQlGYkD3qOHu2

Priscilla Teixeira da Silva
Tecnóloga/Área -Turismo
Coordenadora da I Semana de Acolhida da FAT

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo

Andyara Lima Barbosa 
Vice-diretora

Seleção de Bolsistas para atuar no HCV: vagas para alunos da Administração

Divulgamos o edital para seleção de bolsistas para atuar no Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPEL em estágio não obrigatório. Valor da remuneração: R$400,00 mensais e vale-transporte de R$6,00 por dia de trabalho.

Leia o edital: clique AQUI.

Processo Seletivo para Aluno Regular 2019 da EGPDR