A emergência da crise sanitária global ocasionada pela COVID-19, combinada com o cenário de recessão vivido pela maioria dos países, além da crise ambiental, da transição energética e outras adversidades em âmbito global têm demonstrado a necessidade de coordenação e planejamento em larga escala para o enfrentamento dos graves desafios que se colocam às sociedades contemporâneas no momento presente e no futuro próximo. O papel do Estado e o aprimoramento das capacidades estatais como mecanismos de coordenação e planejamento impõem-se como necessidades incontornáveis para sociedades que tenham responsabilidade tanto com a atual mas principalmente com as futuras gerações.
Nesse contexto, a gestão pública emerge como campo de conhecimento privilegiado para discutir a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas ao mesmo tempo em que reflete sobre a estrutura do Estado e formas inovadoras de gestão social.
O Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas inicia o ano letivo de 2022 com um novo projeto pedagógico, firmemente estruturado na concepção de espírito republicano. O novo currículo é marcado por um recorte interdisciplinar que reflete as relações humanas, sociais, políticas, jurídicas e econômicas do setor público e suas redes de relações com o setor privado e o terceiro setor. Desta forma, pretende habilitar profissionais com formação humanística, técnica e científica necessárias para atuar, dentro dos princípios éticos e da responsabilidade social, com os desafios que o país enfrenta na conformação de políticas públicas.
O Anuário do Curso de Gestão Pública, assim, torna-se um esforço de contribuição analítica reflexiva e crítica por parte tanto dos docentes do Curso como também de forma mais ampla, abrangendo os demais cursos que compõem o Centro de Ciências Socio-Organizacionais. Assim, seu intuito primordial é reunir trabalhos resultantes de ações de ensino/pesquisa/extensão ou de produção ensaística. A publicação do livro procurará demonstrar a unidade do corpo docente, bem como a originalidade e excelência acadêmicas do campo de públicas da UFPel. Será oportunizado também espaço para a contribuição de alunos dos cursos de pós-graduação, técnicos-administrativos em educação, bem como de convidados externos.
As submissões deverão estar adequadas aos seguintes temas:
- Políticas Públicas
- Democracia e Direitos Humanos
- Comunicação Pública
- Economia Política e Desenvolvimento
- Gestão Social e Poder Local
- Segurança Pública e Cidadania
- Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público
- Contabilidade, Finanças e Orçamento no Setor Público
- Gestão de Organizações Públicas
- Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo de Públicas
Os Interessados deverão, primeiramente, atentar às Diretrizes para Autores e também ao Modelo de Submissão. As contribuições deverão ser submetidas para o e-mail danielmarchiorineto@gmail.com até o dia 10 de março de 2023. Informações adicionais:
- Cada trabalho deverá ter no máximo 3 (três) autores;
- O mesmo autor não poderá assinar mais do que 1 (um) trabalho;
- No corpo do e-mail deve ser informado o nome completo de todos os autores, assim como as biografias de cada autor a serem utilizadas em caso de publicação – não deve ter identificação alguma no arquivo;
- O artigo deve ser entregue um arquivo em “.doc” ou “.docx”, vedado especialmente o envio em formato “.pdf”;
- Os trabalhos deverão ter no máximo 25 páginas.
A seleção dos trabalhos ficará sob responsabilidade de uma Comissão Editorial composta pelos professores Daniel Lena Marchiori Neto (Presidente), Marcio Barcelos e Caroline Casali. Todos os trabalhos passarão por uma revisão técnica de pareceristas ad hoc.