Professor da UFSM ministra curso no CCSO

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2022 o professor Adriano Mendonça Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Departamento de Estatística da UFSM irá ministrar o curso “Técnicas Multivariadas Exploratórias”, no período da manhã e da tarde, totalizando 12 horas. O curso é gratuito e destinado a alunos de pós-graduação do CCSO, servidores docentes e técnicos administrativos. Serão 25 vagas ofertadas.

Link para inscrição: https://forms.gle/5Eg5Kr6oHpvYcWL68

O curso tem por objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de efetuarem estudos e pesquisas utilizando as técnicas de análise multivariada, tanto no controle de estatístico do processo, na segmentação de mercado, em pesquisas, análises e validação de questionários. Busca- se que o pesquisador tenha a possibilidade de compreender e aplicar os diferentes métodos nas áreas de concentração da engenharia de produção.

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO

Motivação

Estudo de Matrizes de Correlação e Covariância Relação entre estatística univariada e multivariada

UNIDADE 2 – ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS

Introdução

Agrupamentos hierárquicos e não hierárquicos Representação Pictorial e análise de Dendograma Aplicação prática

UNIDADE 3 – ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS

Introdução

Determinação das Componentes Principais Gráficos de Componentes Principais Estudo das combinações lineares

Grau de explicação das CP;

UNIDADE 4 – ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA

Modelo Fatorial e métodos de estimação Fatores rotacionais e escores

UNIDADE 5 – ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA

Introdução

Análise de correspondência simples Análise de correspondência múltipla Interpretação dos resultados

UNIDADE 6 – ANÁLISE DISCRIMINANTE

Introdução

Separação e classificação de populações multivariadas Avaliação das funções de classificações

Função discriminante de Fisher

Sobre o Professor: Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC – Faculdade Imaculada Conceição  Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX, USA), em 2010 realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa – ISCTE – Business School – Lisbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos cursos de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM), no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (UFSM), no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública. A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura e membro do comitê editorial da Editora-UFSM, assim como avaliador de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. As áreas de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência de produção, controladoria e avaliações de políticas públicas por meios de modelos econométricos.