Márcio Silva Rodrigues, professor do CCSO, publicou recentemente o artigo “O Novo Ministério da Verdade: o discurso de Veja sobre o ensino superior e a consolidação da ideia de empresa no Brasil (1968-2020)”, na revista Discurso & Sociedad. O trabalho utilizou a metodologia da Análise Crítica do Discurso para compreender como o discurso produzido e disseminado pela revista Veja sobre o ensino superior contribui para construir e sustentar a empresa como instituição no Brasil. A análise do corpus (composto por 37 reportagens de capa) revelou o esforço da revista Veja para construir um padrão textual cujo objetivo consiste em explicar sem abrir espaço para diferenças. Além de impactar nas representações da empresa e na exaltação de cada uma das maneiras de agir e de pensar que a sustentam, uma das principais implicações dessa orientação assenta-se na maneira como o ensino superior foi retratado em suas páginas: às vezes como meio ao desenvolvimento, às vezes como instrumento de satisfação das necessidades individuais, mas sempre sujeito às demandas econômicas.
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