Pesquisas na área do Turismo da UFPel são destaques em premiações do XVIII Seminário Anptur

No dia 24 de setembro, durante o XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – Anptur, o trabalho “Gênero, Trabalho e Turismo: uma revisão integrativa da literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil” recebeu o Prêmio Melhores trabalhos XVIII Anptur – Divisão Científica Destinos Turísticos.

O artigo é de autoria das pesquisadoras Natália Araújo de Oliveira, professora da UFSM, Priscilla Teixeira da Silva, Tecnóloga/Área Turismo da UFPel, Helena Jesus Almeida, aluna do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel e Ketrin Cristina Gabriel, aluna egressa do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel.

O trabalho é uma das etapas do projeto de pesquisa “Mulheres que viajam sozinhas: um estudo de gênero, raça e sexualidade no turismo”, coordenado pela Tecnóloga/Área – Turismo Priscilla Teixeira da Silva, e teve como objetivo realizar um mapeamento da produção científica brasileira sobre gênero, trabalho e turismo em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) com área básica em turismo no Brasil, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Como conclusão, a pesquisa revelou que gênero e trabalho é pouco investigado nos PPGs em Turismo, que não há um campo de estudos formado e que, embora algumas pesquisas careçam de criticidade, já há uma problematização sobre como as mulheres trabalhadoras são tratadas na atividade.

Na mesma noite, a aluna egressa do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, Sarah Marroni Minasi, conquistou o 1 lugar no prêmio Doutor Destaque – Anptur, com a tese “Categorias da urbanização turística: uma análise a partir da morfologia urbana e práticas espaciais”, defendida em 2020, pelo PPG em Turismo e Hotelaria da Univali.

A pesquisa teve por objetivo analisar a morfologia urbana e as práticas espaciais de turistas e residentes associados ao processo de organização turística, partindo de quatro casos para estudo: Gramado (RS), Canela (RS), São Joaquim (SC) e Urubici (SC). A pesquisa permitiu identificar que a urbanização turística se materializa favorecendo a concentração do turismo dentro do território urbano, características observadas por meio do reconhecimento da morfologia urbana. Da mesma maneira, as repercussões da urbanização turística se atravessam nas práticas espaciais de residentes e turistas.

Para conferir os trabalhos, acesse:

Gênero, Trabalho e Turismo: uma revisão integrativa da literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil

Categorias da urbanização turística: uma análise a partir da morfologia urbana e práticas espaciais