Aluna egressa e docente do CCSO publicam artigo sobre Machismo no Curso de Administração

A aluna egressa do curso de Bacharelado em Administração, Ana Paula Timm Krolow, e professor do CCSO, Marcio Rodrigues, publicaram recentemente o artigo “OS MICRO MACHISMOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPEL”, na Revista Revista Grifos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

O trabalho foi publicado no dossiê Gênero, Diversidade Sexual e Políticas Públicas e tem como objetivo principal analisar a presença destes micro machismos dentro do curso de Administração da UFPEL. Destrinchando este objetivo, pretende também definir esta ideia de micro machismo e o que representa, detalhar algumas práticas que constituem os micro machismos, analisar como são ocorridas as práticas no ambiente do curso e verificar a percepção dos alunos e alunas sobre o tema. Para fins de análise, as práticas foram agrupadas em quatro categorias: a idealização, a objetificação, a masculinização e a deslegitimação da mulher. A coleta de informações se deu através de questionários, aplicados em 206 dos 490 alunos, verificando a percepção destes sobre a ocorrência das práticas, e, posteriormente, a escuta de quatro relatos voluntários.

Segundo os autores, através da análise, foi possível constatar a ocorrência das quatro formas de micro machismos investigadas. A mais recorrente é a idealização da mulher, pois 67% dos respondentes afirmaram ter ouvido comentários envolvendo o estereótipo da mulher ideal, delimitando áreas de atuação. Por meio das respostas objetivas, a noção de objetificação da mulher e de seu corpo (62%), a ideia de que a figura caracterizadamente masculinizada representa responsabilidade, tanto na universidade quanto no mercado de trabalho, e o questionamento da credibilidade das mulheres (38%) também estão nas falas e ações do ambiente do curso.

O artigo completo pode ser acessado aqui.