Aluno egresso e professoras do CCSO publicam artigo em periódico

O aluno egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Moisés Müller Dallmann, e as professoras do CCSO Isabel Teresinha Dutra Soares e Francielle Mollon da Silva, publicaram recentemente o artigo “ASCENSÃO E DECLÍNIO DE UMA PEQUENA EMPRESA FAMILIAR DE CARROCERIAS DE MADEIRA”, na Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo – Relise.

O trabalho tem como tema o Empreendedorismo. O objetivo da pesquisa foi avaliar as possíveis causas do fechamento da fábrica de carrocerias de madeira Rodotruck, nome fictício de uma empresa familiar do ramo de carrocerias de madeira da cidade de Caxias do Sul. Segundo os pesquisadores, quanto à metodologia, a pesquisa se classificou como exploratória e descritiva. Foi realizada entrevista semi estruturada junto aos fundadores da empresa Rodotruck e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo.

Os resultados mostraram que, dentre as causas do fechamento da fábrica, destaca-se o empobrecimento dos caminhoneiros autônomos, a alta carga tributária que recai sobre as empresas familiares e a substituição da madeira pelo ferro e alumínio na construção das carrocerias. Ao final foram apresentadas ideias para reabertura da empresa.

O artigo completo pode ser acessado aqui.