Professores do CCSO participam de Formação para Gestores da UFPel

Cerca de 50 gestores/as de unidades administrativas da UFPel, detentores de cargos de direção, participam de formação on line na área de gerenciamento até dezembro desse ano. Serão 120 horas distribuídas em módulos, utilizando a plataforma e-projeto, semelhante ao e-aula, usado no ensino de graduação/pós-graduação para atividades síncronas e assíncronas. Segundo a professora Profa. Simone Mello, a experiência de integrar a Comissão Especial com a finalidade de planejar e executar Curso de Formação para Gestores da UFPel tem sido gratificante, pois é possível ver a execução do que foi planejado desde o início do ano. A professora complementa: “Integro uma equipe com mais 4 servidores e tem sido ótimo, pois cada um/uma tem sempre o que contribuir para a formação”.
O Professor  Márcio Barcelos participa da capacitação como ministrante do primeiro módulo “Gestão de Políticas Públicas/Institucionais”. Este módulo abordou temas relacionados à análise de políticas públicas, processos de construção de temas e questões públicas, bem como sua implementação. O foco central foi nas abordagens sobre processos de políticas públicas e a possibilidade de utilizar estas ferramentas no âmbito organizacional, a partir de uma perspectiva tecnopolítica. Márcio destaca que foi bastante desafiador trabalhar com gestores que estão à frente de complexos processos de formulação e implementação de políticas institucionais na UFPel, além do fato, conforme aponta o professor, “dos gestores e gestoras da universidade atuarem em dois níveis extremamente complexos e que se cruzam: um na implementação das políticas públicas nacionais para Educação Superior, e outro na formulação e implementação de políticas, ações e programas dentro da Universidade Federal de Pelotas, considerando seu tamanho, a multiplicidade de agentes envolvidos e seu papel no desenvolvimento de Pelotas e da região.”