Orientações para utilização de laboratórios e atividades de pesquisa durante a pandemia

Considerando as orientações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia pelo Coronavírus da UFPel;

Considerando a necessidade e a importância da manutenção de atividades de pesquisa essenciais, mesmo diante da suspensão das atividades acadêmicas na UFPel.

Em relação a pesquisas envolvendo o uso de laboratórios e/ou coleta de dados em trabalhos de campo, a PRPPGI vem a público informar que:

1. Atividades de pesquisa em laboratórios ou trabalhos de campo somente poderão ocorrer nas seguintes situações:
a) Projetos em andamento, cuja suspensão acarretaria perda irreversível de experimentos e prejuízo irreparável ao andamento do projeto.
b) Projetos de pesquisa que estejam direta ou indiretamente relacionados a pandemia de COVID-19.

2. Recomendamos fortemente PRUDÊNCIA a fim de utilizar os espaços de laboratórios nos projetos em questão, respeitando-se as seguintes medidas:
a) Uso obrigatório de máscaras e higienização constantes das mãos com água e sabão ou álcool gel por parte dos pesquisadores.
b) Higienização constante dos laboratórios, com especial cuidado com as bancadas e materiais de uso compartilhado.
c) Organização do espaço garantindo o distanciamento mínimo de 2 metros entre pesquisadores e o uso de todos os equipamentos individuais de proteção indicados.
d) Os pesquisadores devem seguir as normas de etiqueta respiratória. Ao tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos. Evitar levar as mãos ao rosto durante o trabalho.
e) Fixação de cartazes com as normas de funcionamento do laboratório durante o período de pandemia.

3. Os docentes pesquisadores responsáveis devem estar a par de todas as atividades de pesquisa realizadas, mantendo informada a direção e/ou a coordenação do programa de pós-graduação sobre o andamento e as pessoas envolvidas nas atividades;

4. Atividades de pesquisa em laboratórios ou trabalhos de campo que não se enquadram no item 1 devem ser paralisadas. O mesmo ocorre para projetos de pesquisa não iniciados até o momento e não relacionados à pandemia.

5. A presença de estudantes de graduação ou pós-graduação, sejam ou não bolsistas, em ambientes laboratoriais é facultada aos bolsistas. Não configura prática aceitável que pesquisadores obriguem a discentes a realizar atividades em laboratórios ou em campo.

6. Recomenda-se fortemente que atividades remotas sejam realizadas/mantidas neste período. Assim, estimula-se que orientadores trabalhem com seus orientandos em redação científica, revisões de literatura (sistemáticas ou não), análise e interpretação de dados já coletados, dentre várias outras possibilidades de atividades científicas que não demandam contato físico entre pesquisadores, especialmente para alunos de iniciação científica e iniciação tecnológica.

7. Recomenda-se que os coordenadores dos laboratórios e grupos de pesquisa tenham por princípio a organização do trabalho contando com equipe mínima e, em caso de colaboradores com sintomas gripais, que procedam ao afastamento dos mesmos por no mínimo 14 dias.

A PRPPGI está monitorando junto ao comitê interno de acompanhamento a evolução da pandemia na região e poderá dar novas orientações quando julgar necessário.

Informações e monitoramento: comite.covid-19@ufpel.edu.br

Publicado em 14/05/2020, na categoria Sem categoria.