Reencontrarte leva dança folclórica para a comunidade

IMG_1741Desde segunda-feira (16), as ações do Reencontrarte têm buscado unir as culturas dos países participantes, levando um pouco das danças folclóricas para a comunidade pelotense, dentro da programação da Bienal de Arte e Cidadania da UFPel.

Através do Bienal na Escola, as delegações da Argentina, Paraguai, Colômbia e Uruguai, além de fortalecer seus laços de respeito e amizade, puderam dividir um pouco de suas experiências com as crianças da rede pública de ensino da cidade. As escolas que já tiveram a oportunidade de receber as oficinas e apresentações foram Escola Estadual Parque do Obelisco, Colégio Félix da Cunha, Escola Estadual Assis Brasil e Colégio Pedro Osório.

Além destas ações, já foram realizadas também oficinas de integração entre os grupos convidados e a Abambaé – Companhia de Danças Brasileiras, oficina para os alunos da UFPel e, na noite de quarta (18), as delegações internacionais foram recebidas pela ONG Odara, no bairro Dunas, onde as crianças ofereceram aos convidados uma oficina de dança afro e, logo após, puderam aprender passos de danças do Paraguai e Argentina.

Na manhã desta quinta-feira (19), Gustavo Verno, do Uruguai, e Juan Rua, da Colômbia, palestraram sobre empreendedorismo em evento que ocorre no IFSul, onde o grupo Ofrendas da Argentina fez uma breve apresentação para os participantes.

As atividades continuam ainda nesta sexta (20), já que o dia está reservado para reuniões entre os diretores das companhias. À noite, o palco do Espaço Cultural da UFPel recebe os espetáculos Reencontrarte, às 20h, onde cada grupo convidado – Ofrendas, Paraguay Ñe’ê e Abambaé – mostrarão um pouco das manifestações populares de seus países. Após, às 21h acontece o espetáculo Sóis, da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, encerrando as ações.

comments