O que foi medido:
O Barômetro da Qualidade dos Serviços Contínuos avalia a qualidade percebida pelos consumidores, nos serviços de uso contínuo (serviços geralmente adquiridos por assinatura ou contrato).
A avaliação da qualidade se faz através de seis indicadores, elaborados a partir do American Customer Satisfaction Index (ACSI), desenvolvido por Fornell, Johnson, Anderson, Cha e Bryant (1996), e do European Consumer Satisfaction Index, desenvolvido pela European Organisation for Quality e pela European Foundation for Quality Management (Grigoroudis and Siskos, 2004).
Dois (dos seis) indicadores são especialmente interessantes para os consumidores: o valor percebido (que mede a relação benefício/custo dos serviços consumidos através de quatro variáveis), e a satisfação geral dos consumidores com cada companhia telefônica. Através deles será possível acompanhar a satisfação dos consumidores com o conjunto de esforços empreendidos para entregar valor aos clientes, e a percepção de justiça nos preços cobrados por cada operadora, pelos serviços prestados.
Os demais indicadores (conveniência dos serviços, satisfação de expectativas, qualidade percebida e probabilidade de abandono) são importantes tanto para validar o modelo de pesquisa, quanto para as decisões das empresas, que poderão utilizá-los tanto para acompanhar a efetividade dos seus serviços, quanto a probabilidade de perda de clientes (churn). O conjunto de variáveis relacionadas a cada indicador encontra-se disponível ao final da página. Caso tenham interesse, as operadoras cujas marcas foram substituídas aleatoriamente por letras (“A”, “B”, “C” e “D”) para evitar constrangimentos, poderão receber os respectivos resultados mediante solicitação.
Primeiros resultados:
Os primeiros resultados sugerem que a satisfação dos consumidores do Rio Grande do Sul, com os serviços telefônicos em geral, é apenas razoável. Como as variáveis foram medidas em escalas de um (1) a cinco(5), os valores observados (ao redor de três) correspondem apenas à mediana da escala, e isto é preocupante, para um serviço prestado em regime concorrencial, com equipamentos de alta tecnologia.
Conforme se vê no gráfico a seguir, nenhuma das quatro operadoras se destaca das demais pela excelência dos serviços ou pelo valor que entrega aos seus clientes. A única discrepância visível em relação ao conjunto é propensão a “churn” dos clientes da Operadora “B”, para os quais a possibilidade de trocar de operadora é substancialmente superior aos índices das concorrentes. As demais operadoras apresentam índices próximos ou equivalentes, com ligeiro destaque para a Operadora “D”, que supera todas as demais nos indicadores positivos e apresenta a menor propensão ao abandono.
Performance das Operadoras Avaliadas (medidas médias de desempenho):
Dados e Amostra:
Os dados foram recolhidos através do formulário eletrônico LimeSurvey hospedado na Universidade Federal de Pelotas, que permaneceu aberto de 17/Set/2019 a 17/Out/2019. Ao longo desse período foram recolhidos 263 questionários (170 completos), que após análise preliminar foram agrupados analisados com os pacotes PASW-Statistics-18 e SmartPLS 3.0.
Perfil da Amostra (quanto aos respondentes):
A amostra analisada é preponderantemente formada por pessoas jovens e de meia idade (26 a 40 anos), a maioria feminina (60%) e com formação universitária.
Perfil da Amostra (quanto às empresas avaliadas):
Entre as empresas avaliadas no presente levantamento destacam-se a Vivo (com 30%), a Claro (com 29,4%) a TIM (com 26,5%) e a Oi (com 14% da amostra).
Avaliação do Modelo Teórico da Pesquisa
Como se trata de uma pesquisa acadêmica, tão importante quanto conhecer o valor percebido e avaliar a satisfação dos usuários com a qualidade dos serviços recebidos, é avaliar as relações que se estabelecem entre os elementos da rede nomológica do fenômeno.
No caso presente, tão importante quanto acompanhar os índices de valor e de satisfação com os serviços de telefonia, é avaliar a influência que outros construtos relacionados, como a conveniência, a qualidade intrínseca e a capacidade de satisfazer às expectativas dos clientes, exercem sobre aqueles dois índices; e que consequências os índices de valor e de satisfação podem produzir no comportamentos dos consumidores, como a decisão de reclamar e de abandonar a “sua” prestadora de serviços.
Para facilitar a interpretação do modelo e a composição de cada variável latente, transcreve-se abaixo os códigos e os indicadores de cada fator.
Descrição dos indicadores do modelo de pesquisa
Códigos | Indicadores |
QUAL1 | Como você avalia a qualidade das ligações feitas através desta companhia? |
QUAL2 | Como você avalia a Cobertura (alcance do sinal) desta companhia, para atender as necessidades dos clientes? |
QUAL3 | Como você avalia a capacidade de resolver problemas através do atendimento telefônico prestado por esta empresa telefônica? |
QUAL3A | Como você avalia o tempo de espera no atendimento telefônico prestado por esta empresa telefônica? |
QUAL4 | Como você avalia o atendimento das lojas físicas, pelos agentes credenciados desta companhia? |
QUAL5 | Como você avalia os modelos de aparelho celular disponibilizados por esta empresa de telefonia? |
QUAL6 | Como você avalia os serviços desta empresa de telefonia em relação a falhas e deficiências? |
QUAL7 | O quão justos e transparentes são os preços e tarifas cobrados por esta empresa de telefonia? |
VAL08 | Você acredita que os serviços oferecidos por esta companhia são compatíveis com o preço? |
VAL09 | O atendimento telefônico prestado pela central desta companhia é compatível com as suas necessidades e com os preços cobrados? |
VAL10 | Os serviços adicionais desta companhia telefônica são compatíveis com os preços cobrados? |
CON11 | Esta operadora oferece facilidades que o(a) permitem ganhar tempo? (Ex.: atendimento virtual, aplicativos, etc.) |
CON12 | Os serviços desta operadora estão sempre disponíveis quando você precisa? |
CON13 | A localização das lojas físicas de atendimento desta empresa de telefonia é considerada: |
CON14 | A facilidade para efetuar o pagamento dos produtos/serviços desta companhia é considerada: |
SATIS_G | O quão satisfeito você está com esta companhia telefônica? |
Expect1 | Analisando a performance desta companhia telefônica, você diria que as suas expectativas foram: |
Expect2 | Se comparado com o serviço ideal, você diria que o serviço desta empresa de telefonia: |
Expect3 | A probabilidade dos produtos/serviços dessa empresa superarem as suas expectativas é: |
LEAL16 | Se outra empresa de telefonia oferecesse o benefício de falar 10% a mais, pelo mesmo preço, qual seria a probabilidade de você trocar esta operadora por outra? |
LEAL17 | Se outra empresa de telefonia oferecesse o benefício de falar 20% a mais, pelo mesmo preço, qual seria a probabilidade de você trocar esta operadora por outra? |
LEAL18 | Se os serviços das outras operadoras fossem 10% mais baratos que os desta companhia, qual seria a probabilidade de você trocar de operadora? |
LEAL19 | Se os serviços das outras operadoras fossem 20% mais baratos que os desta companhia, qual seria a probabilidade de você trocar de operadora? |
Reclam1 | Você já registrou reclamação informal contra sua empresa de telefonia? |
Evolução das medidas ao longo do tempo:
Fatores |
2º Sem/ 2019 |
1º Sem/ 2020 |
2º Sem/ 2020 |
1º Sem/ 2021 |
CONVENIÊNCIA | 3,50 | – | – | – |
SATISFAÇÃO EXPECTATIVAS | 3,00 | – | – | – |
QUALIDADE PERCEBIDA | 3,15 | – | – | – |
VALOR PERCEBIDO (Benefício/Custo) | 2,79 | – | – | – |
SATISFAÇÃO GERAL | 3,27 | – | – | – |
PROBABILIDADE DE ABANDONO (Risco) | 3,24 | – | – | – |