gênese

Site tem origem nas disciplinas de Teoria e Historia I – arquitetura e urbanismo na contemporaneidade (2017/1-2018/1) e Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (2016/2), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

A disciplina, de Teoria e História I, tem como ementa: Introdução a arquitetura e urbanismo na contemporaneidade. Complexidade, Simplicidade, Contextualismo e Sustentabilidade. Arquitetura, Urbanismo e as pessoas. Fronteiras e intercâmbios na contemporaneidade. Pluralismo e globalização. Casos paradigmáticos. Métodos e lógicas projetuais emergentes (recorte espacial – Europa, EUA e América Latina, Brasil).

Tem como objetivos gerais: Introduzir o acadêmico nas teorias e história da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade, a partir do estudo de um panorama geral de aproximações com projetos paradigmáticos e de referência nas últimas décadas e; Desenvolver métodos de analise de projetos de arquitetura e urbanismo começando por seus processos e práticas projetuais.

Durante um semestre letivo se dedica a estudar arquitetos e arquitetas nacionais e internacionais, suas biografias e análise de suas principais obras. A cada semestre as turmas pesquisam grupos de profissionais por temas: mulheres arquitetas, arquitetos e habitação, arquitetos contemporâneos, etc.

 

Prof. Dr. Eduardo Rocha

Estagiárias Docentes (PROGRAU)

Carolina Clasen

Lorena Maia Resende

Shirley Lara Terra dos Santos

Bolsista Voluntária

Ramaiana Cabral de Mello Mesko