gênese

Site tem origem nas disciplinas de Teoria e Historia I – arquitetura e urbanismo na contemporaneidade (2017/1-2018/1) e Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (2016/2), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

A disciplina, de Teoria e História I, tem como ementa: Introdução a arquitetura e urbanismo na contemporaneidade. Complexidade, Simplicidade, Contextualismo e Sustentabilidade. Arquitetura, Urbanismo e as pessoas. Fronteiras e intercâmbios na contemporaneidade. Pluralismo e globalização. Casos paradigmáticos. Métodos e lógicas projetuais emergentes (recorte espacial – Europa, EUA e América Latina, Brasil).

Tem como objetivos gerais: Introduzir o acadêmico nas teorias e história da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade, a partir do estudo de um panorama geral de aproximações com projetos paradigmáticos e de referência nas últimas décadas e; Desenvolver métodos de analise de projetos de arquitetura e urbanismo começando por seus processos e práticas projetuais.

Durante um semestre letivo se dedica a estudar arquitetos e arquitetas nacionais e internacionais, suas biografias e análise de suas principais obras. A cada semestre as turmas pesquisam grupos de profissionais por temas: mulheres arquitetas, arquitetos e habitação, arquitetos contemporâneos, etc.

 

Prof. Dr. Eduardo Rocha

Estagiárias Docentes (PROGRAU)

Carolina Clasen

Jordana Berchon

Lorena Maia Resende

Shirley Lara Terra dos Santos

Bolsista Voluntária

Paula Vendrusculo

Ramaiana Cabral de Mello Mesko