O 26º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) tem como objetivo a celebração dos 25 anos de criação da Associação, ocasião na qual será discutida o processo de constituição, a trajetória e as perspectivas de pesquisas no campo da História da Educação.
Nessa expectativa de comemoração desta data, a Universidade Federal de Pelotas, por meio dos grupos de pesquisa – Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe), Centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales), Laboratório de Ensino de História (Leh) e a linha de pesquisa História, Currículo e Cultura em Educação Matemática –, com apoio da Faculdade de Educação (FaE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), espera receber pesquisadores e interessados no campo da História da Educação dispostos a compreender o processo de estabelecimento e fundação da ASPHE, promover a reflexão sobre temáticas relativas à historicidade da Educação, colaborando com a discussão de uma agenda de estudos históricos.
Diante das medidas de isolamento social que foram decretadas desde o início de 2020, bem como a partir do atual agravamento da pandemia de COVID-19, nossa constante preocupação com a saúde e a segurança de todos faz com que o mais prudente seja a realização de um evento no formato online.
Temática
25 anos de Asphe: trajetórias e perspectivas
Data
03 a 05 de novembro de 2021
Modalidade
À distância – 100% on-line
Local
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Objetivos
a) Refletir acerca da produção em História da Educação, tendo a ASPHE como espaço de referência;
b) Acompanhar a produção do conhecimento na área, considerando o tema das pesquisas regionais em História da Educação como objeto de estudo e reflexão;
c) Promover a formação continuada de pesquisadores em História da Educação;
d) Congregar e oportunizar espaços de relacionamento entre professores, estudantes e pesquisadores em História da Educação.
Público-alvo
Associados da ASPHE, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de educação, história e afins.