Mesas Redondas

04/11/2021 (quinta-feira)

14h – Mesa Redonda I
Jorge Cunha (UFSM), Flávia Werle (Unisinos) e Maria Helena Câmara Bastos

Título:Histórias e trajetórias da Asphe na História da Educação”
Mediação: Maria Augusta de Oliveira (IFRS)
Transmissão: canal da Asphe no Youtube – Clique aqui para assistir a Mesa Redonda 1


05/11/2021 (sexta-feira)

14h Mesa Redonda II
Beatriz T. Daudt Fischer (Unisinos), Elomar Tambara (UFPel) e Lúcio Kreutz (UCS)

Título:Asphe: das histórias à novas perspectivas na História da Educação”
Mediação: Alessandro Bica (Unipampa)
Transmissão: canal da Asphe no Youtube – Clique aqui para assistir a Mesa Redonda 2

 

Saiba mais sobre os convidados:

 


ALESSANDRO CARVALHO BICA (Unipampa)
Atualmente é Diretor da Unipampa, Campus Bagé. É Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas; Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe) – Gestão 2019-2021; Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na área de Educação; Docente Permanente nos Programas de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE/Unipampa/Bagé) e Mestrado Profissional em Educação (PPGE/Unipampa/Jaguarão); Líder do Phera – Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos da Unipampa, Campus Bagé e Coordenador do Projeto de Pesquisa-Extensão: “Repositório Digital Tatu” (http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu): espaço que tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa e compor um acervo digital acessível para pesquisadores interessados na área de História da Educação. Colaborador e Vice-Coordenador do GT Gestão, Governo e Relações Institucionais do Portal do Bicentenário (200 Anos da Independência do Brasil).

 


BEATRIZ T. DAUDT FISCHER (Unisinos)
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1971), mestrado em Social Foundation of Education, Stanford University (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora aposentada da UFRGS e professora titular jubilada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional – Mestrado Profissional na mesma instituição. Experiência na área de Educação como pesquisadora, docente e gestora. Livros e artigos publicados com foco em avaliação, metodologia do ensino superior, história da educação, história de vida, memórias e trajetórias docentes, memórias discentes. Membro associado às seguintes entidades: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação – Anped; Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE; Associação Sul-Rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE.

 


ELOMAR TAMBARA (UFPel)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação no Rio Grande do Sul e educação em Pelotas.

 

 


FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE (Unisinos)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Atuou como Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com vínculo empregatício até o final de 2020. Exerceu docência e orientação no Mestrado Profissional em Gestão Educacional de 2012 a 2019. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, bolsista produtividade 1A do CNPq, CA ED – Educação. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fapergs (08/2017 a 07/2019), tendo participado desse mesmo Comitê Assessor da Área de Educação e Psicologia da Fapergs como coordenadora substituta no período 07/2015 a 07/2017. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração e gestão educacional, história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, educação rural, vulnerabilidade social e escola pública.

 


JORGE LUÍS DA CUNHA (UFSM)
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História – PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – Clio, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação – Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul – FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1988) e Doutorado (Dr. phil) em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Vice-Presidente do Instituto Histórico São Leopoldo – IHSL, de 2018 a 2022. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica – Biograph.

 


LÚCIO KREUTZ (UCS)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (1966), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (1967), Mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Professor aposentado. Foi professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de março de 2007 a fevereiro de 2016. Pesquisador com bolsa PQ, e consultor ad-hoc em educação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),(1986-fevereiro de 2016). Membro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) (1995-atual). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Processo Escolar na Imigração alemã e italiana e polonesa, Etnia e Educação, Diversidade Cultural e Educação.

 


MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA (IFRS)
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação – linha de pesquisa “Filosofia e História da Educação” pela Universidade Federal de Pelotas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História da EPT, Fotografia, Educação na Primeira República, História do Rio Grande do Sul, História do Brasil e da América Latina. Além disso, coordenou o GT de História da Educação da Anpuh-RS, gestão 2018-2020 e é Vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores de História da Educação (ASPHE), pelo biênio 2019-2021.

 


MARIA HELENA CAMARA BASTOS
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, pesquisa, educação e século XIX. Possui graduação em História (UFRGS, 1972); mestrado em Educação – Planejamento da Educação (UFRGS, 1984); doutorado em Educação – História e Filosofia da Educação (USP, 1994); pós-doutorado no Service d’histoire de l’éducation/SHE-INRP (2000, 2010). Professora Titular em História da Educação – UFRGS (1995). Professora visitante do Institut National de Recherche Pédagogique/França (1996 e 2005); e na Università di Macerata/Itália (2016). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (2002-2019). Editora da revista História da Educação/ASPHE. Coordenadora do GT História da Educação da ANPEd (2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: disciplina de história da educação, cultura escolar, impressos, imprensa periódica, imprensa de educação e ensino, século XIX. Coordena o Connecting History of Education Working Group. Participa do grupo “Transfopress Brasil – Imprensa em língua estrangeira entre identidade e alteridade”.