Curso de formação continuada: Projeto Arte na Escola – Polo UFPel

Se Iniciam, no dia 24/08 até o dia 28/08, as aulas correspondentes ao Mini-Curso de formação intitulado Pelotas e a tradição: Problemáticas sobre a formação do artista. O curso é organizado pela bolsista vinculada ao Karina Nascimento e contará com a presença de três professores convidados para tratar de assuntos correspondentes à história, cultura, ensino e crítica de arte na cidade de Pelotas.

O curso contará ainda com publicação online e material audiovisual acessível em LIBRAS referentes às ulas ofertadas ao longo dessa semana. Todo esse material estará disponível para acesso livre e gratuito até o mês de dezembro e será divulgado aqui no site e também em nossas redes sociais.

Seguem aqui informações mais detalhadas a respeito do curso:

Pelotas e a tradição: Problemáticas sobre a formação do artista

Bolsista|Ministrante: Karina do Nascimento Sousa Lima

Orientação: Nádia da Cruz Senna

Convidados: Luís Rubira (IFISP | UFPel); Clarice Rego Magalhães (CA | UFPel); Úrsula Rosa da Silva (CA | UFPel)

Período do curso: 24 a 28 de agosto de 2020.

O presente curso tem como objetivo problematizar o processo de formação de artistas e profissionais atuantes no campo da arte a partir do contexto local. A intenção é que possamos compreender as influências que fundaram a escola de Belas Artes de Pelotas (social, econômico e artístico do início do séc. XX) e a partir disso discutir a formação dos artistas nesse contexto e avançar no tempo buscando entender as alterações nesse processo de ensino-aprendizagem dentro da academia. Busca-se também perceber que a atuação desse profissional na sociedade se altera junto com as próprias mudanças sociais e econômicas que o cercam.
O curso apresenta um caráter interdisciplinar na medida em que se reconhece a problemática da formação e da profissionalização na academia como um assunto pouco discutido em todos os cursos de arte e humanidades. Dessa forma o curso fica aberto a todos os cursos do Centro de Artes, bem como para cursos de outros campos do saber, como possibilidade de ampliar a perspectiva de análise frente à uma futura atuação profissional desses alunos.

 

Sobre os convidados:

Luís Rubira (IFISP | UFPel): Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2014-2015). É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Ética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Suas linhas de pesquisa são Nietzsche, Ética e Cultura, tendo como foco os seguintes temas: moral, tempo, valores, transvaloração e eterno retorno. É Coordenador-Adjunto do PPG em Filosofia da UFPel, Editor Associado da Revista Dissertatio (Qualis A2 Capes), Vice-Coordenador do GT-Nietzsche da ANPOF, Membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN).

Clarice Rego Magalhães (CA | UFPel): Doutora em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), com a tese “A ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS (1949-1973) – Trajetória institucional e papel na História da Arte”. Mestre em Ciências da Educação pelo PPGE/UFPel. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Uninter-Curitiba. Graduada em Artes Visuais – Pintura, Artes Visuais – Escultura e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) do PPGE/FaE/UFPel desde 2006. Durante o doutorado, foi bolsista da CAPES. Foi professora substituta no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design da UFPel (DAV/IAD/UFPel) na área de Fundamentos da Linguagem Visual. Tem experiência nas áreas de Artes, Arquitetura, Educação, História e História da Arte. Professora do Curso de Artes Visuais – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CAV-LIC/CA/UFPel).

Úrsula Rosa da Silva (CA | UFPel): Possui licenciatura plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPel/2009). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel) de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa Caixa de Pandora: Estudos em Arte, Gênero e Memória, junto ao CNPq. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora – mulheres artistas e mulheres pesquisadoras no séc XX e Revisitando o ILA (1969-1989), coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória que ocorre bienalmente em Pelotas. Coordenou o Projeto Arte na Escola (Polo UFPel) de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética.