SPMAV

Apresentação geral SPMAV

 

O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas é composto por cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Design, Cinema, Música e Teatro. Sendo dezessete cursos na Graduação, uma Especialização em Artes presencial, e outra à distância, e um Mestrado em Artes Visuais. As atividades desenvolvidas no Centro de Artes visam contribuir de forma cultural e artística na formação de profissionais que estarão aptos a atuar tanto na área artística, como no ensino. A unidade promove ações de ensino, pesquisa e extensão, trabalhando de maneira transdisciplinar, envolvendo além de docentes e discentes, outros espaços de ensino e a comunidade pelotense em geral.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI-UFPel) foi criado em 2012 e, desde então, oferece o curso de Mestrado em Artes Visuais, sendo constituído por duas Linhas de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética; e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O objetivo do curso é dotar os futuros profissionais e pesquisadores de uma bagagem conceitual e de experiências práticas que lhes possibilite situar e interpretar social e historicamente as tendências que configuram as diferentes concepções sobre Artes Visuais na contemporaneidade e sobre os processos de formação nesta área. A área de concentração do PPGAVI é Arte Contemporânea: reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos; além da pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na Arte Contemporânea. Convém ressaltar a função regional do PPGAVI, pois é o único Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Região Sul do Rio Grande do Sul, deste modo, possui a função de qualificação de professores da rede pública e do fomento à produção artística na região Sul do Estado.

 

Frente às ressonâncias e amplitudes que o programa possibilita, nasce juntamente com o curso, o Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (SPMAV), um evento anual realizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A criação artística contemporânea suscita as dinâmicas coletivas e colaborativas e propõe pesquisas de cunho interdisciplinar. O SPMAV teve sua primeira edição em 2012 e surgiu com o objetivo de fomentar, por meio de uma abordagem transdisciplinar e interinstitucional, o debate acerca da produção de conhecimento no campo das artes. O evento visa propiciar um ambiente para compartilhar resultados de pesquisa entre pesquisadores, com a comunidade acadêmica e com o público em geral e fomentar a participação de pesquisadores de Programas de Pós-Graduação e de estudantes graduação de diferentes Instituições em eventos científicos e de inovação tecnológica. Além disso, ao potencializar o uso das tecnologias de comunicação virtual, busca impactar positivamente a abrangência regional, nacional e internacional do evento. Pretende-se, a partir deste evento, solidificar relações interinstitucionais, que contribuem para qualificar a pesquisa artística e reflexiva, com intercâmbio de conhecimentos e experiências. A formação desta rede também deve potencializar o alcance dos resultados e a abrangência do evento e inclui a preocupação com a internacionalização, como forma de divulgação da pesquisa brasileira no exterior. A concentração de pesquisadores apresentando e discutindo suas pesquisas atuais nas áreas de poéticas, educação e teoria tem potencial de impacto pela criação de ambiente propício à atualização dos mesmos e das comunidades acadêmica e artística locais, além do adensamento das pesquisas que é proporcionado pelo debate com os pares e pesquisadores de áreas correlatas. A publicação de Anais amplia a abrangência para além da duração do evento em si, bem como as exposições e as atividades artísticas promovidas e registradas por meio das redes estendem seu impacto cultural.

 

Regras de Submissão

 

REGULAMENTO

  1. a) Cada pessoa poderá submeter apenas 1 trabalho como autor e até 2 trabalhos como coautor, participando com no máximo 3 trabalhos no total.
  2. b) Em cada trabalho será permitido até 1 autor e 3 coautores;
  3. c) Os trabalhos deverão ter autoria ou ao menos coautoria de pelo menos 1 docente vinculada a uma instituição de ensino, com exceção dos doutores;
  4. d) Alunos de graduação interessados em participar do evento como comunicadores deverão obrigatoriamente inscrever trabalho com orientação de professores orientadores vinculados a uma instituição de ensino;
  5. e) As informações apresentadas nos trabalhos e revisão ortográfica e gramatical dos textos são de inteira responsabilidade dos autores;
  6. f) Em caso de aceite de Artigo Completo ou Resumo Expandido, a apresentação e participação no GT escolhido devem ser realizados pelos autores, salvo situações excepcionais que devem ser previamente comunicadas à organização pelo e-mail ufpel.spmav@gmail.com;

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA ARTIGO COMPLETO

  1. a) O template do artigo será previamente disponibilizado no site do evento quando as inscrições forem abertas;
  2. b) Mínimo de 18 mil caracteres com espaço e máximo de 30 mil caracteres com espaço, contando toda estrutura do texto (título, resumo e palavras-chaves em português e em língua estrangeira, notas de rodapé, legendas e referências);
  3. c) A submissão deve seguir o formato A4 (21×29,7cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm;
  4. d) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens: TÍTULO, TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, AUTORES, AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL, RESUMO, RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, PALAVRAS-CHAVES, PALAVRAS-CHAVES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, INTRODUÇÃO, DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS/PARCIAIS e REFERÊNCIAS — Serão aceitas as seguintes línguas estrangeiras: espanhol, inglês e francês;

e)TÍTULO/SUBTÍTULO: O título deve aparecer no topo da página, centralizado, em corpo 14, em caixa alta e negrito;

  1. f) AUTORES: Duas linhas abaixo, alinhado à direita, nome dos autores e coautores em fonte Arial, corpo 12, espaçamento simples, seguido de, uma linha abaixo, nome da instituição e email dos autores, em fonte Arial, corpo 10, em itálico. Primeiro autor deverá estar sublinhado;
  2. g) RESUMO: entre 100 e 150 palavras com espaço, parágrafo único, espaçamento simples, alinhamento justificado, fonte arial, tamanho 12. Deve iniciar com a palavra RESUMO na mesma linha, em caixa alta e negrito seguida de dois pontos;
  3. h) PALAVRAS-CHAVE: (mínimo 3 e máximo 5) devem figurar abaixo do resumo (com uma linha de espaço), alinhamento à esquerda, com tamanho da fonte 12 e espaçamento simples entre linhas, separadas por ponto e precedidas pelo termo PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e negrito seguido de dois pontos;
  4. i) CORPO DO TEXTO: Em espaço 1,5, justificado e espaço de 8pt entre um parágrafo e outro , com fonte Arial 12. Os subtítulos do corpo do texto devem ser alinhados à esquerda, em negrito, caixa alta;
  5. j) TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do texto e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e com fornte Arial, corpo 10. As imagens devem ser no formato JPG, com resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi. O tamanho mínimo deve ter 7x5cm e o tamanho máximo 15x10cm, com alinhamento centralizado;
  6. k) REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER; JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER; JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al. 2011)] e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT (vide modelo).

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA RESUMOS EXPANDIDOS

 

  1. a) O template do artigo será previamente disponibilizado no site do evento quando as inscrições forem abertas;
  2. b) Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 12 mil caracteres com espaço totais contando toda a estrutura do texto (título, resumo, notas de rodapé, legendas e referências);
  3. c) A submissão deve seguir o formato A4 (21 x 29,7cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm;
  4. d) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens: TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL, INTRODUÇÃO, DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS/PARCIAIS e REFERÊNCIAS;
  5. e) TÍTULO/SUBTÍTULO: O título deve aparecer logo no topo da página, centralizado, em corpo 14, em caixa alta e negrito;
  6. f) AUTORES: Duas linhas abaixo, alinhado à direita, nome dos autores e coautores em fonte arial, corpo 12, espaçamento simples, seguindo de, uma linha abaixo, nome da instituição e e-mail dos autores, em fonte Arial, corpo 10, em itálico. Primeiro autor deverá estar sublinhado;
  7. g) CORPO DO TEXTO: Em espaço 1,5, justificado e espaço 8pt entre um parágrafo e outro, com fonte Arial, corpo 12. Os subtítulos do corpo do texto devem ser alinhados à esquerda, em negrito e caixa alta;
  8. h) TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras, sendo máximo 6 figuras e tabelas juntas. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte atial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e com fonte arial, corpo 10. As imagens devem ser no formato JPG, co resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi. O tamanho mínimo deve ter 7x5cm e o tamanho máximo 15x10cm, com alinhamento centralizado;
  9. i) REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: MILLER; JUNGER (2010) ou LEE et al. (2000), (MILLER; JUNGER, 2010) ou (MARTINS et al. 2011)] e as referências deverão ser escritas com fonte arial, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples.

 

SUBMISSÕES E INSCRIÇÕES

  1. a) Os trabalhos serão submetidos à uma comissão científica do evento;
  2. b) Os artigos completos e resumos expandidos deverão contemplar todas as nomas do regulamento, da formatação e submissão estabelecidas neste edital;
  3. c) Os arquivos do artigo completo e/ou resumo expandido precisam ser enviados conforme as diretrizes vigentes no edital de cada edição do evento;
  4. d) Ao submeter artigo completo ou resumo expandido, o autor estará autorizando o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel) e o SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais ao direito de publicação e divulgação do trabalho submetido.
  5. e) As inscrições e prazos, seja para comunicador ou para ouvinte, vão depender do edital e da edição do evento, sendo as diretrizes e normas sempre revistas e atualizadas de acordo com o contexto vigente;

 

Comissão Organizadora

 

Turma PPGAVI e professores do programa, listados abaixo:

Alice Jean Monsell

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Angela Raffin Pohlmann

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Carmen Anita Hoffmann

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Claudia Mariza Mattos Brandão

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Cláudio Tarouco de Azevedo

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Eduarda Azevedo Gonçalves

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Eleonora Campos da Motta Santos

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Felipe Merker Castellani

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Gabriela Kremer da Motta

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Helene Gomes Sacco

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Larissa Patron Chaves

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Lauer Alves Nunes dos Santos

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Nádia da Cruz Senna

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Renata Azevedo Requião

Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Rosângela Fachel de Medeiros

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Ursula Rosa da Silva

Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

1Nessa página estão disponíveis em “.pdf” os anais  organizados pelo Arte na Escola.

Anais SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS em “.pdf”


ANAIS referentes ao ” VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS – 2018″


ANAIS referentes ao ” VI SPMAV – 2017″

 


Anais referentes ao “V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES VISUAIS


Anais referentes ao “IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTESVISUAIS”

SP


ANAIS referentes ao “III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTESVISUAIS”


ANAIS referentes ao “II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS”

 


 

ANAIS referentes ao “I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS”

    ANAIS referentes ao ” 10º SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS”