A cidade de Pelotas é conhecida como a capital do doce. Sua tradição está presente há décadas e emprega muitas pessoas por intermédio de micro e pequenas empresas que se espalham pelos bairros da cidade. A presente proposta visa contribuir na promoção de ações de apoio aos grupos produtivos da fabricação de doces na região, buscando a valorização dos saberes e da cultura local, de forma a contribuir com a sustentabilidade econômica e no fortalecimento das empresas do setor. Ao mesmo tempo, a proposta procura potencializar a capacidade gerencial na indústria de doces de Pelotas recorrendo da capacitação, gestão de conhecimento e desenvolvimento tecnológico em pró da inovação e agregação de valor. A unidade de caso da proposta está alicerçada no Arranjo Produtivo Local dos Doces, que é composto por produtores (micro, pequenas e médias empresas), em sua grande maioria de origem familiar, ligadas ou não a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas. O foco do arranjo ficou associado à fabricação e certificação dos doces. O projeto está associado à iniciativas do
Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (
NIPEP). Acompanhe este espaço e fique a par de nossas ações.
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1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
Arranjo Produtivo Local (APL) Doces da cidade de Pelotas: promovendo melhorias por meio da inovação de produtos e processos
Objetivos (Gerais e Específicos):
Objetivo Geral:
Por meio desse projeto pretende-se alcançar o seguinte objetivo: promover ações de melhorias nos processos e produtos no setor doceiro da cidade de Pelotas. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP).
Objetivos Específicos:
a. Promover a inovação da indústria de doces de Pelotas através de APL focado em rede, da capacitação, da promoção da experimentação e do acesso a novos mercados.
b. Fortalecer a parceria entre a UFPel e a associação dos produtores de doces de Pelotas de forma a apoiar o desenvolvimento regional;
c. Inserir os alunos, professores, de diversas áreas das Engenharias e áreas afins ao projeto, no contexto da comunidade local de Pelotas visando a troca de conhecimentos entre a universidade e as empresas;
d. Cooperar para o desenvolvimento da economia solidária no APL do Doce, com vistas a gerar trabalho e renda por meio da organização de atividades econômicas na forma coletiva, associativa e cooperativa;
e. Formar uma identidade para o APL Doces de Pelotas, visto que atualmente não possuímos uma formação reconhecida na cidade e região;
f. Fornecer aos empreendedores do APL do Doce de Pelotas subsídios para gerenciar seus negócios de forma mais eficiente, segura, saudável e com garantia de maior sobrevida.
Justificativa/Relevância:
O grupo social relacionado ao projeto distribui-se em discentes da Universidade (público interno) e crianças da comunidade local, sendo alunos de escolas de ensino fundamental da cidade (público externo). A ação possui grande importância para o público interno da Universidade, pois insere este no contexto do tema Saúde e Segurança e o prepara para considerá-lo no dia em que ingressar no mercado de trabalho. Relativamente ao grupo externo, a ação possui importância no momento em que busca compreender os sujeitos e suas demandas no âmbito da sua territorialização social do tema Saúde e Segurança, permitindo ações coerentes com sua realidade. Em ambos os casos as ações contribuem para a melhoria na cultura de Saúde e Segurança e redução nos custos sociais das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho.
Metodologia:
Haverá uma série de atividades que ocorrerão com certo nível de sobreposição. As fases iniciais do projeto preveem o levantamento em campo de dados que contribuam para o desenvolvimento das ações inclusivas previstas no projeto. Concomitantemente, serão realizadas oficinas e fóruns sobre o tema Saúde e Segurança envolvendo discentes da Universidade, onde será discutido como o tema deve ser levado à comunidade atendida pelo projeto; Em uma terceira fase será desenvolvido material didático acessível e alinhado às necessidades identificadas na comunidade local; Por fim, serão realizadas atividades junto ao público alvo (oficinas e vivências em campo).
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2. Colaboradores no Projeto
Docentes:
Discentes envolvidos no projeto:
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3. Empresas parceiras