Portifólio

Segue abaixo a lista de minicursos e materiais didáticos desenvolvidos pelo Projeto APL Doces de Pelotas

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
1. No que podemos contribuir

O projeto oferece soluções em cinco áreas:

img_service

Logística

A logística é uma atividade estratégica de qualquer empresa, possibilitando que ela se torne ainda mais competitiva. Sendo o processo de planejamento e controle eficiente do fluxo e da armazenagem de produtos, assim como serviços e informações. De um modo prático, o planejamento da logística consiste em definir quando, como e onde os bens serão produzidos, armazenados e transportados.

Através da Logística o APL Doces poderá dar suporte em:

– Como distribuir adequadamente seus produtos

– Como melhorar o atendimento ao cliente, embalando manuseando e transportando seus doces

– Como planejar a exportação

LOGO SEG TRABALHO

Segurança e Saúde do Trabalho

A Segurança e Saúde do Trabalho correspondem ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Através da Segurança e Saúde do Trabalho o APL Doces poderá dar suporte em:

– Como trabalhar com mais conforto sem produzir menos

– Aprender como se proteger e agir em situações de riscos

qualidade-de-software

Qualidade

Podemos definir qualidade como a capacidade de atingir os objetivos visados pela empresa, corrigindo os as causas e os problemas ao longo de toda a série operacional. Tendo como principal objetivo fornecer aos clientes uma oferta adaptada com processos controlados. A qualidade do produto é fundamental para a confiabilidade e fidelidade do cliente.

 

Através da Qualidade o APL Doces poderá dar suporte em:

– Organizar melhor com o programa 5S

–  Utilizar boas práticas de fabricação (BPF)

– Apoiar nacertificação e rastreabilidade dos seus doces

vantagens-de-submissoes-do-diretorio-para-construcao-de-links-2

Processos

Os Processos devem ser projetados de forma que possam produzir todos os produtos e serviços de maneira competitiva, objetivando o ganho de desempenho de uma operação em qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

 

Através deProcessos o APL Doces poderá dar suporte em:

– Gerenciar seus estoques de maneira mais eficiente

– Aprimorar os processos

– Planejar e controlar a produção dos doces

 

Inovação

Inovação pode se dar em qualquer espaço onde se empreende. Somente a partir do levantamento das necessidades reais do APL Doces deve se buscar o desenvolvimento de novos produtos e/ou processos. De maneira colaborativa o processo de desenvolvimento dessas melhorias se dá a partir dos seguintes passos:

 

.unnamed

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
2. Produção Acadêmico-científica

apl_doces_2015

Segue abaixo uma lista de trabalhos acadêmicos em temas e a partir de ações vinculados ao projeto de extensão.
GOMIDE, D.S.; RODRIGUES, C.V.; ROSA, M.K.; LOWE, N.R.; PEREIRA, A.S.. Caracterização das empresas produtoras de doces tradicionais da cidade de Pelotas/RS: Estudo Multicasos. In: CIC – XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015, Pelotas. Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015. AQUI.
SANTOS, D.F.; MENEZES, R.C.; FRANZ, L.A.S.. Análise ergonômica de um posto de trabalho em uma empresa produtora de doces utilizando o método RULA. In: CIC – XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015, Pelotas. Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015. AQUI.
CRUZ, J.C.; DUARTE, P.C.; FRANZ, L.A.S.. Logística de distribuição dos doces de Pelotas – RS. In: CEC – II Congresso de Extensão e Cultura, 2015, Pelotas. Tecnologia e Produção – Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2015. p 12-15. Disponível AQUI.
LÖWE, N.R.; BAGIOTTO, J.R.M.; GOMIDE, D.S.; PEREIRA, A.S.; FRANZ, L.A.S.. Descrição do sistema de rastreabilidade em uma empresa de doces de Pelotas. In: CEC – II Congresso de Extensão e Cultura, 2015, Pelotas. Tecnologia e Produção – Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2015. p 16-19. Disponível AQUI.
GOMIDE, D.S.; BOTELHO, R.M.; MACHADO, C.R.S.; SEEFELDT, J.L.Z.; FRANZ, L.A.S.. Discussão quanto às contribuições e aplicabilidade de conceitos de gestão e inovação na indústria doceira de Pelotas. In: CEC – II Congresso de Extensão e Cultura, 2015, Pelotas. Tecnologia e Produção – Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2015. p 20-23. Disponível AQUI.
SEEFELDT, J.L.Z.; BOTELHO, R.M.; BAGIOTTO, J.R.M.; LÖWE, N.; MACHADO, C.R.S.; FRANZ, L.A.S.. A inovação voltada à melhoria de processos nas empresas doceiras de Pelotas. In: CEC – II Congresso de Extensão e Cultura, 2015, Pelotas. Tecnologia e Produção – Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2015. p 32-35. Disponível AQUI.
FERREIRA, G.D.; PAIVA, J.R.; VERGARA, C.;ROSA, M.K.; PEREIRA, A.S.. Identificação do perfil do consumidor dos doces de Pelotas. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura, 2014. p 781-783. Disponível AQUI.
SANTOS, D.F.; PEREIRA, A.S.. Análise da Gestão da fase inicial da cadeia de suprimentos de empresas produtoras de doces na cidade de Pelotas. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura, 2014. p 719-721. Disponível AQUI.
ANGELIN, E.; FLEXA, C.; CARMO, G.; VERGARA, C.; PEREIRA, A.S.. Utilização da técnica cliente oculto como indicador da qualidade na prestação dos serviços de uma empresa de gelados. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura, 2014. p 769-772. Disponível AQUI.
SILVA, L.D.D.; CENTENO, P.; PEREIRA, A.S.; HERMANN, F.; OLIVEIRA, M.; AZAMBUJA, F.B.; DIAS, M.F.P.. Elaboração de um Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos por meio de uma metodologia participativa. In: 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2014, Curitiba. 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2014.
PEREIRA, A.S.; FERREIRA, G.D.. Melhoria da eficiência de processos através da seleção de meios adequados de rastreabilidade: o caso de uma empresa pertencente à associação de produtores de doces de Pelotas. In: VI SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé. Disponível AQUI.
PEREIRA, A.S.; SANTOS, D.F.. LOGÍSTICA: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE DOCES DA CIDADE DE PELOTAS. In: VI SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé. Disponível AQUI.
FERREIRA, G.D.. Certificação como fator de diferenciação e de competitividade no arranjo empresarial doceiro da cidade de Pelotas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pelotas, 2014.


…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
3. Registros de imagens das visitas e atividades em campo
Segue abaixo alguns registros visuais das ações realizadas vinculadas ao projeto de extensão.
Visitas a empresas
https://wp.ufpel.edu.br/apldoces/files/2015/09/IMG-20150910-WA0007.jpg https://wp.ufpel.edu.br/apldoces/files/2015/09/20150909_153317-e1441895878590.jpg
.
Curso e treinamentos
.
Seminários Integradores
.