Shadow

o projeto

Resumo

O projeto de extensão, comemorativo aos 50 anos da FAUrb/UFPel, pretende reunir estudantes, professores, pesquisadores e cidadãos, com o objetivo de: criar e praticar roteiros de caminhadas pelas 100 imagens da arquitetura pelotense, refotografando as “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” (MOURA, SCHLEE, 1998) e organizar exposição digital e analógica sobre o projeto; a fim de repensar o patrimônio e as políticas culturais na cidade.

Objetivo Geral

Realizar caminhadas e discussões, a partir do ato de (re)fotografar as “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” (MOURA, SCHLEE, 1998), para repensar as políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, a arquitetura e a cidade.

Justificativa

O livro “100 Imagens da Arquitetura Pelotense”, de autoria dos professores Rosa Maria Garcia Rolim de Moura e Andrey Rosenthal Schlee, é considerado icônico e fundamental para a constituição de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural na cidade de Pelotas. A partir da constatação de que parte desse patrimônio, registrado nas “100 imagens”, tendo sua primeira edição lançada em 1998 (MOURA, SCHLEE, 1998), atualmente apresentam-se descaracterizados ou até mesmo foram demolidos, se faz necessária a reflexão e a atualização de ações e políticas de proteção do patrimônio arquitetônico e urbano na cidade de Pelotas, além de compreender por que e como alguns estão sendo preservados e outros não.

Metodologia

As ações previstas no projeto de extensão são de cunho dialógico – freiriano – estabelecendo diálogos entre acadêmicos, poder público e comunidade em geral , utilizando as caminhografias urbanas (caminhar e cartografar), como diagnóstico, participação e avaliação de resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Ano 1

1- Implementação de website na plataforma wordpress da UFPel.

2 – Levantamentos e escaneamento de materiais pré-existentes nas duas edições do livro “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” e arquivos do

NEAB/FAUrb/UFPel.

3 – Encontro/Entrevista com o Prof. Andrey Rosenthal Schlee.

4 – Mapeamento das 100 edificações e estudo de roteiros para as caminhografias urbanas.

Ano 2

5 – Caminhografias pelas “100 Imagens da Arquitetura Pelotense”, (re)fotografando.

6 – Organização do material coletado nas caminhografias.

7 – Organização de exposição virtual e analógica.

8 – Evento: Seminário “25 ANOS DEPOIS DAS 100 IMAGENS DA ARQUITETURA DE PELOTENSE”.

9 – Abertura de exposição na FAUrb/UFPel.

10 – Reunião final de avaliação do projeto.