Shadow

ações

Roteiros das 100 imagens

A disciplina de Requisitos Curriculares de Extensão (RCE), 2002/2, da FAUrb/UFPel, irá organizar e testar os roteiros para as ações do projeto. Coordenação: Eduardo Rocha. Participantes: em breve.

Caminhografias pelas 100 imagens – Teoria e História I+Projeto I

Os alunos, da disciplina de Teoria e História I – arquitetura e urbanismo na contemporaneidade+Projeto de Arquitetura I, 2022/2, em grupos irão experimentar os roteiros propostos, caminhando, mapeando e  (re)fotografando as 100 imagens da arquitetura pelotense e a cidade. Coordenação: Eduardo Rocha, Lisandra Krebs e Tássia Vasconcelos. Participantes: em breve.

Caminhografias pelas 100 imagens – Teoria e História IV

Os alunos da disciplina Teoria e História IV – Arquitetura e Urbanismo do Movimento Moderno, do semestre 2022/2 irão caminhografar um roteiro e (re)fotografar o patrimônio moderno registrado no livro 100 imagens da arquitetura pelotense. Coordenação: Celma Paese. Participantes: em breve.

Perfil Instagram

Perfil do Instagram 100 imagens da arquitetura pelotense: 25 anos depois, onde serão postadas, registradas e divulgadas as ações realizadas pelo grupo responsável pelo projeto. Coordenação: Celma Paese. Participam todos os envolvidos no projeto. Instruções para envio de material de postagem: em breve.

Criação de imagens contemporâneas das obras do livro

A ação, proposta pela Maquetaria Digital (CAU/UCPel), prevê a produção de imagens híbridas e contemporâneas. A intenção é produzir um material atual e inédito, explorando a interatividade através de técnicas como colagens e composições panorâmicas. Esperamos revelar nuances, relações, rupturas e continuidades, através de múltiplos olhares e variadas técnicas de criação imagética. Coordenação: Fernanda Tomiello e Ricardo Brod. Participantes: em breve.

Faculdade de Medicina

A disciplina Projeto de Arquitetura VI tem como objeto de estudo a edificação da Faculdade de Medicina (antiga residência de Carlos Ritter e Instituto de Higiene Borges de Medeiros). A proposta de trabalho propõe a identificação e conhecimento do bem, diagnóstico do estado de conservação da obra e proposta de intervenção na preexistência. Coordenação: Aline Montagna da Silveira, Adriane Borda Almeida da Silva e Mauren Aurich. Participação: Cláudia Andriele da Costa Freitas, Edemar Dias Xavier Júnior e estudantes da turma de Projeto de Arquitetura VI, turma 2022/2.

Arquitetura e Urbanismo Ecléticos e Pré-Industriais

A disciplina Teoria e História III – Arquitetura e Urbanismo Ecléticos e Pré-Industriais realiza três atividades que incorporam as edificações publicadas no livro. A primeira atividade consiste no estudo de uma das obras selecionadas, que se encontram no recorte temporal da disciplina, que serão apresentadas em formato de banner para exposição física e virtual. A segunda consiste na criação de livros-objeto sobre as edificações. E a terceira consiste na discussão sobre essas edificações in loco, a partir da realização de três percursos na cidade de Pelotas: Percurso 1: Sítio do Primeiro e Segundo Loteamento de Pelotas; Percurso 2: Estação Ferroviária, Praça Cipriano Barcellos e Praça Piratinino de Almeida; Percurso 3: Porto, Praça Domingos Rodrigues e rua Benjamin Constant.  Coordenação: Aline Montagna da Silveira. Participação: Franciele Fraga Pereira e estudantes da turma de Teoria e História da Arquitetura III, turma 2022/2.

Análise do Crescimento Urbano

Análise do crescimento urbano no entorno das edificações que constam no livro “100 Imagens da Arquitetura Pelotense”, observando a ocupação dos vazios urbanos. Cada aluno será responsável pelo desenho de duas imagens identificadas por um número na tabela. Cada número corresponde a duas imagens aéreas, sendo uma imagem do ano de 2002 e outra de 2023. Coordenação: Ana Paula Polidori Zechlinski. Participantes: estudante das turma de Teoria do Urbanismo I, turma 2023/1.

Dia do Patrimônio 2023

Exposições e atividades no Rex Hotel, Museu do Doce, Centro de Integração do Mercosul e outras edificações. Coordenação: diversos professores. Participantes: diversos estudantes e comunidade em geral.