Consun debate metodologia da Constituinte

Imagem 295A metodologia a ser adotada na Constituinte foi o principal ponto de debate da reunião do Conselho Universitário (Consun) desta quinta-feira (5). Duas propostas estão colocadas na mesa e sob análise dos conselheiros. A da Gestão, já apresentada desde o fim de julho, que prevê a eleição de uma Assembléia Constituinte exclusiva, composta por 45 membros eleitos pela comunidade mais o reitor e o vice, e outra levada ao Consun pelo diretor da Faculdade de Direito, Alexandre Gastal, que propõe a formação de uma comissão composta por conselheiros, encarregada de elaborar um pré-texto de Estatuto que depois seria apreciado pela comunidade e pelo próprio Consun.

Em função da existência de duas propostas divergentes quanto à Metodologia, o Conselho achou por bem aprofundar a discussão sobre o assunto antes de tomar uma decisão, o que deverá ocorrer na próxima reunião do Conselho, em outubro.

Enquanto isso, e para não atrasar o calendário de trabalho, houve consenso em programar os seminários temáticos preparatórios, que subsidiarão os debates e a própria redação do texto do Estatuto. Neste sentido, serão feitos contatos com possíveis palestrantes. Alguns temas propostas pela Administração Superior para os seminários são Universidade e sociedade na contemporaneidade; O perfil do egresso e a concepção de formação acadêmica; O desafio da ampliação do acesso e da permanência com qualidade acadêmica; A articulação entre ensino, pesquisa e extensão como base formativa; O perfil docente e do técnico-administrativo em educação e a política de desenvolvimento profissional; e A estrutura universitária e a democratização da gestão frente à concepção de formação acadêmica.

A proposta da Administração Superior foi apresentada ao Consun e à comunidade na reunião do Conselho do dia 29 de julho. Após isto, o documento foi publicado na página da Universidade e no jornal da UFPel. Reunião da Reitoria com as três entidades representativas da comunidade, Adufpel, Asufpel e DCE, também debateu o tema.

Publicado em 06/09/2013, na categoria Sem categoria.