Palestras

Extração de Modelos de Comportamento de Software

Dr. LUCIO MAURO DUARTE

  • Resumo: Modelos de comportamento são úteis para um grande número de atividades, tais como análise, validação, verificação, simulação e teste. Muitos destes modelos servem de entrada para ferramentas que realizam algumas das atividades citadas de maneira automática. No entanto, construir tais modelos pode não ser trivial, especialmente quando criados à mão. Como a qualidade de qualquer atividade realizada sobre um modelo depende da qualidade do próprio modelo, deseja-se que tais modelos representem corretamente os comportamentos dos sistemas sob avaliação. Nesta apresentação, serão apresentadas técnicas de extração de modelos, as quais permitem gerar um modelo, de maneira automática, a partir de uma implementação existente do sistema. Serão discutidas as diferentes abordagens e o uso deste tipo de técnica dentro do ciclo de desenvolvimento de software.
  • Biografia: Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado pelo Imperial College London, Universidade de Londres (2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: extração de modelos de comportamento, especificação formal e sistemas concorrentes. Entre Abril e Agosto de 2008, atuou no projeto “Uma metodologia de desenvolvimento de sistemas computacionais à luz da transição do silício para novas tecnologias: fundamentos e aplicações” como bolsista DTI-1. Entre Setembro de 2008 e Agosto de 2009, trabalhou no projeto “Aprimoramento de Técnicas para o Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Modernos”, financiado pela Capes dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). Desde de Agosto de 2009 atua como Professor Adjunto do Departamento de Informática Teórica do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Material: faça o download dos slides da apresentação aqui.

Computação Quântica: Estado da Arte e Desafios

Dra. JULIANA KAIZER VIZZOTTO

  • Resumo: Nesta palestra será discutida uma introdução a área de pesquisa de computação quântica, assim como uma discussão sobre o estado da arte, principais motivações e desafios. Computação quântica é uma tecnologia emergente, baseada na ideia de um computador que tem acesso e pode manipular informação quântica, i.e., informação codificada no estado de um sistema físico quântico. A ideia de um computador que utiliza os princípios da mecânica quântica em computações foi inicialmente introduzida por Richard Feynman em 1982. Desde então, diversos avanços têm sido feitos na pesquisa para o desenvolvimento de hardware, linguagens de programação e algoritmos quânticos. David Deutsch mostrou formalmente, através da definição de uma máquina de Turing quântica, que computação quântica não pode ser simulada em computadores clássicos em tempo polinomial. Em 1994, Peter Shor desenvolveu um algoritmo quântico para resolver o problema de fatorar números grandes em tempo polinomial. Atualmente, as técnicas de criptografia mais famosas são baseadas no princípio que algoritmos clássicos levam tempo exponencial para fatorar números grandes. Um computador quântico de uso geral capaz de executar o algoritmo de Shor poderá quebrar as técnicas de criptografia atuais em segundos. A invenção desse algoritmo motivou o tópico computação quântica e estimulou pesquisadores do mundo todo a investigar técnicas para a criação de computadores quânticos, assim como novos algoritmos quânticos aplicados a diferentes áreas. Também, para ajudar o entendimento e desenvolvimento de novos algoritmos quânticos existe uma area de pesquisa dedicada à investigação de novos modelos semânticos e linguagens de programação para computação quântica. Pesquisadores da área de ciência da computação têm o desafio de desenvolver linguagens de programação que suportem a criação, análise, modelagem e simulação de algoritmos quânticos. Além disso, o estudo de computação quântica é um assunto atrativo, pois expande nosso conhecimento sobre os conceitos de computação em geral.
  • Biografia: Professora adjunta do Departamento de Eletrônica e Computação da Universidade Federal de Santa Maria desde agosto de 2009. Possui graduação em Ciência da Computação pela UCPel (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua tese de doutorado recebeu em 2007 o terceiro lugar no Concurso Brasileiro de Teses em Computação provido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atua na área de Teoria da Computação com ênfase em semântica de Linguagens de Programação Funcional, Programação Quântica, Algoritmos e Lógica para Computação.