Informações Locais

Pelotas é um município brasileiro, o terceiro mais populoso do estado do Rio Grande do Sul. Está localizado na encosta do Sudeste, às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1.609 km² e possuindo uma população de 343.167 habitantes, com cerca de 92% deste total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.

Na história econômica do município destaca-se a produção do charque que era enviado para todo o Brasil, e fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

O município conta com cinco instituições de ensino superior (Universidades): Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdades Atlântico Sul, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RS) e Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Também possui quatro grandes escolas técnicas: Escola Técnica Estadual João XXIII, Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, Conjunto Agrotécnico Visconte da Graça – CAVG da Universidade Federal de Pelotas e o próprio Centro Federal de Educação Técnológica, dois teatros, Teatro Sete de Abril e Teatro Guarany, uma biblioteca pública, três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto (Aeroporto Internacional de Pelotas) e um porto localizado às margens do Canal São Gonçalo.

Quanto ao transporte para outras cidades, este pode ser feito por meio terrestre, ferroviário e aéreo.

Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e vistas belíssimas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por duas vezes como cenário para suas produções: “Incidente em Antares”, cuja locação foi feita na zona do porto; e “A Casa das Sete Mulheres”, filmada em uma charqueada na zona rural.

Em Pelotas é realizada todos os anos a tradicional Fenadoce – Feira Nacional do Doce -, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa e que fazem a fama de Pelotas.